© PixaBay
O Huffington Post pediu a alguns especialistas em relacionamentos que compartilhassem alguns mitos sobre relações que afetam mais as pessoas. Eis as respostas:
PUB
Mito 1. Nunca irem para a cama brigados.
Este conselho baseia-se na premissa de que a discórdia matrimonial de qualquer tipo é insustentável e pouco saudável. Mas, os especialistas asseguram que por vezes ‘deixar a poeira assentar’ pode contribuir para uma relação mais forte. Se já não tem energia mental para falar, vá para a cama, de manhã certamente estará mais bem preparado para discutir os seus problemas, aconselha Amanda Deverich, terapeuta especialista em casamentos e família. Além disso, continuar a discussão até à exaustão pode aquecer os ânimos e acabar mal.
Mito 2. O casamento muda as pessoas.
O casamento não o vai mudar ou mudar o seu parceiro miraculosamente. Uma pessoa temperamental não vai mudar só porque agora tem um anel no dedo.
Mito 3. O amor cura tudo.
Não há dúvida que os cônjuges desempenham um papel importante no que toca a ‘curar’ feridas antigas, mas o amor não resolve todos os problemas, sublinha o psicoterapeuta Abby Rodman.
Mito 4. Quando estão juntos há algum tempo, o casamento é o próximo passo lógico.
Aceitar casar com alguém só porque investiu tanto tempo na relação é a receita para o desastre, sublinha o especialista Gauvain. Grande parte dos seus pacientes apontou este mito como sendo a razão que os manteve numa relação que já devia ter acabado bem antes de terem chegado ao altar.
Mito 5. Nenhuma relação sobrevive a uma traição.
Muitos apoiam a crença de que nenhum casamento ou numa relação de longa duração consegue sobreviver à infidelidade, mas o terapeuta de casais Deverich cita o especialista em sexo, Dan Savage, dizendo que um único ato de infidelidade não tem que ser “um evento de extinção da relação.” As pessoas que dizem que nunca perdoariam uma traição nunca passaram por uma e os que têm vergonha de falar disso já sobreviveram a uma. Perdoar uma traição e restaurar a relação é um processo longo e difícil mas pode resultar numa relação melhor no futuro.
Mito 6. O seu parceiro deve saber o que você quer e o que está a sentir.
O seu parceiro não é vidente, destaca o especialista Rodman. Este problema resolve-se facilmente se começarem simplesmente a se comunicar de forma eficiente, sem esperar que a outra pessoa saiba o que lhe vai na cabeça.
Mito 7. A relação torna-se à ‘prova de bala’ porque estão casados.
Não caia numa falsa sensação de segurança só porque se casaram, recomenda Rodman. Todas as relações são vulneráveis e o casamento não é o dia da festa mas a relação que se constrói.