'Little Fires Everywhere' aborda racismo e maternidade em trama

Estreia nesta sexta-feira (22)

© Divulgação

Cultura Amazon 22/05/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Não faltam produções sobre mulheres, famílias e mistério no currículo de Reese Witherspoon. A atriz, que interpreta a audaciosa Madeline de "Big Little Lies" (HBO), produz e protagoniza agora a nova minissérie de oito episódios da Amazon Prime Video, "Little Fires Everywhere", que estreia nesta sexta-feira (22).

PUB

Baseada no best-seller homônimo da autora Celeste Ng, a história retrata Elena Richardson (Reese Witherspoon), uma mulher da classe alta, em uma família com "problemas de classe alta", que aluga uma casa para uma artista misteriosa, Mia Warren (Kerry Washington, de "Scandal"), que vive de forma itinerante com sua filha, Pearl (Lexi Underwood), e cuja a história é revelada ao longo dos episódios.Apesar das diferenças de classe e raça, as duas famílias parecem encontrar pontos em comum ao longo da trama, que se mesclam com cenas mais intensas e obscuras.

Ao que tudo indica, este relacionamento gera um futuro incêndio, que destrói completamente a mansão da personagem de Witherspoon, em uma cena mostrada nos primeiros segundos do primeiro episódio da trama.O fogo, já evidenciado no título da série, não se restringe apenas ao da casa de Elena. Ele está nas cenas em que o sol escapa por entre a paisagem, e nas dezenas de brigas familiares -Mia Warren começa a perceber mentiras contadas por sua filha, de quem ela esconde seu passado, e Elena parece não ter uma boa relação com seu marido, e muito menos com suas filhas adolescentes. Uma delas queima metade de seu próprio cabelo em um ato de rebeldia.Assim como em "Big Little Lies", Witherspoon mostra que as "famílias perfeitas" não são tão perfeitas assim; que existem múltiplas formas de lidar com seus filhos -e colher consequências disso- sem maniqueísmos, e que o mistério pode estar em qualquer trama paralela de uma mulher, adulta ou adolescente.

O foco é, mais uma vez, as fortes personalidades femininas da trama, e não nos diversos homens que também aparecem nela, mas por vezes retratados de forma mais infantil.Mais do que isso, a série insere com muita sutileza temas como o racismo velado -não apenas contra negros, mas também asiáticos-, presentes em cenas esteticamente semelhantes que se repetem em episódios diferentes, e que retratam as diferentes formas como pessoas de etnias diferentes são vistas, de forma geral, pela sociedade.

'LITTLE FIRES EVERYWHERE'

Quando:

Estreia 22/05O

Onde: Amazon Prime Video

Classificação: 16 anos

Autor: Celeste Ng

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Trabalhadores Há 11 Horas

Veja lista de deputados que assinaram a favor da mudança na escala 6 x 1

fama Neymar Há 8 Horas

Neymar exibe tênis cravados de Swarovski (que valem quase R$ 40 mil)

politica Pesquisa Há 3 Horas

Lula lidera corrida eleitoral de 2026 contra bolsonaristas, mostra pesquisa CNT/MDA

mundo Eleições EUA Há 10 Horas

Trump exclui Melania de 'foto de família' com Musk; veja o momento!

brasil Clima Há 3 Horas

Há risco de ciclone bomba atingir o Brasil? Veja a previsão do tempo

esporte Óbito Há 8 Horas

Promessa da LDU e da seleção do Equador, volante Marco Angulo morre aos 22 anos

lifestyle Obstipação Há 9 Horas

Adeus inchaço! Nutricionista sugere bebida contra prisão de ventre

lifestyle Saúde Há 11 Horas

Demência: Estudo revela como identificar idosos em risco

fama Novela Há 11 Horas

Ana Maria Braga aponta erro em trama de 'Mania de Você'

justica Rio de Janeiro Há 8 Horas

Se lembra do caso do 'Tio Paulo'? Justiça realiza hoje primeira audiência