Barcelona dá exemplo de marketing e humanidade em naming rights

O clube negocia com empresas para mudar o nome do Camp Nou e uma parte do dinheiro arrecadado será usado em um projeto contra o coronavírus guiado exclusivamente pela empresa que terá o naming rights do estádio

© Reuters

Esporte Camp Nou 25/05/20 POR Estadao Conteudo

O Barcelona não é referência apenas dentro de campo. O time de Messi, Suárez e companhia também se destaca em ações de marketing e da forma com que explora sua marca. A mais nova iniciativa do clube é, pela primeira vez em sua história, colocar o nome de uma empresa no Camp Nou. Todo o valor arrecadado pelo naming rights do estádio será repassado para ajudar na luta contra o novo coronavírus. A ação, que arranca aplausos pela nobreza esconde também uma grande ação de marketing.

PUB

O clube negocia com empresas para mudar o nome do Camp Nou e uma parte do dinheiro arrecadado será usado em um projeto contra o coronavírus guiado exclusivamente pela empresa que terá o naming rights do estádio. O restante vai ser destinado para iniciativas que o próprio clube apoia. O Barça ajuda cerca de 1,6 milhão de crianças com projetos de educação e inclusão social.

Veja também: Lendário técnico da NBA, Jerry Sloan morre aos 78 anos

A ideia do clube é repetir o que foi feito com o patrocínio master. O Barcelona era o único dos grandes clubes europeus que não tinha patrocínio no peito da camisa, algo que mudou em 2006. O time catalão passou a exibir a marca da Unicef e ao invés de receber por isso, passou a pagar para a instituição, como forma de ajudar aos necessitados.

"Os torcedores não queriam que 'sujasse' o uniforme. Então, o Barcelona fez um patrocínio inverso, doando dinheiro para quem precisa, algo que não só evitou críticas, como foi motivo de elogio. Quando o torcedor se acostumou com a ideia, o clube foi e fechou com patrocínio real", explicou Fernando Fleury, PhD em marketing e CEO da Armatore.

Em 2012, após seis anos de Unicef no peito da camisa, o Barcelona anunciou o acerto com a Qatar Foundation e o maior patrocínio de camisa do mundo. O acordo foi fechado por 150 milhões de euros (cerca de R$ 340 milhões na época). Atualmente, o clube tem o patrocínio da Rakuten.

"O Barcelona viu que tinha um espaço que poderia arrecadar muito dinheiro e resolveu investir no patrocínio master e a história se repete com o naming rights", explicou Gustavo Herbetta, fundador e CCO da Lmid (agência de marketing esportivo) e diretor comercial da Federação Paulista de Futebol.

O Barcelona ainda não divulgou detalhes das negociações sobre o naming rights. Mas a tendência é que firme um contrato curto (de no máximo cinco anos) e depois passe a ter um vínculo mais longo.

Veja também: Muhammad Ali x Sonny Liston 2: 55 anos do 'golpe fantasma'

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 22 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama WILLIAM-BONNER Há 21 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

lifestyle Smartphone Há 22 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

fama Pedro Leonardo Há 23 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

brasil BR-116 Há 23 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 22 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 23 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

fama PRETA-GIL Há 23 Horas

Preta Gil permanece na UTI após cirurgia; estado é estável

politica Redes Sociais Há 23 Horas

Encontro de Eduardo Leite com Cate Blanchett viraliza