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As grandes comunidades nas maiores cidades brasileiras formam um enorme mercado consumidor, calculado agora por um estudo especializado, revelado na última edição do "Jornal da Globo".
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Segundo a reportagem, existe um grande número de famílias nas comunidades, potencializando o consumo. "As comunidades brasileiras elas são um mercado em potencial para diversos tipos de negócio. É um potencial muito grande de 12 milhões de pessoas. Tem mais ou menos R$ 115 bilhões acumulados em comunidades espalhadas por todo o Brasil", explica Susana Figoli, diretora de inteligência de mercado da Geofusion.
RIO DE JANEIRO - 70 mil pessoas moram na Rocinha, a maior comunidade do Brasil, que tem um potencial de consumo maior do que 90% das cidades brasileiras. São quase R$ 800 milhões por ano e, desde 2010, a renda domiciliar média tem aumentado 6% ao ano, atingindo hoje mais de R$ 2,1 mil.
PARÁ - A região do Rio Guamá, em Belém, sexta maior comunidade brasileira em número de habitantes, tem mais de 54 mil pessoas, que vivem na baixada da Estrada Nova no bairro do Jurunas, sendo o quarto maior potencial de consumo entre as comunidades pesquisadas.
SÃO PAULO - Paraisópolis movimenta aproximadamente no ano R$ 468 milhões de reais. Por ser uma grande área, o comércio local cresceu em grande escala e hoje oferece vários tipos de serviço.