Mães menores de idade já podem pedir auxílio emergencial

O cadastro no auxílio emergencial pode ser pedido até 3 de junho

© Shutterstock

Economia AUXÍLIO-EMERGENCIAL 01/06/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A partir deste sábado (30), as mães com menos de 18 anos podem pedir o auxílio emergencial de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras). A novidade está disponível na 16ª versão do aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, que foi liberada ontem pela Caixa Econômica Federal. As informações são da Agência Brasil.

PUB

Incluída pelo Congresso durante a tramitação da medida provisória que instituiu o benefício, a extensão do auxílio emergencial para mães menores de idade havia sido sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro no último dia 15. O cadastro no auxílio emergencial pode ser pedido até 3 de junho.

Veja também: Auxílio emergencial começa a ser creditado na conta de beneficiários

A vice-presidente de Tecnologia da Caixa, Tatiana Thomé, explicou como funcionará a novidade em entrevista coletiva na tarde deste sábado. A mãe menor de idade precisa cadastrar pelo menos dois membros da família (ela própria mais um filho, no mínimo). Caso a adolescente pertença a uma família maior, com algum membro que tenha se cadastrado no auxílio emergencial, precisará fazer o cadastro compatível com o do outro membro da família.

Mães grávidas não poderão fazer o cadastro porque o aplicativo pedirá o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do filho. O processo se dará de forma igual ao dos demais cadastramentos. Ao entrar no aplicativo, a mãe digitará nome completo, número do CPF, nome da mãe e data de nascimento, conforme constam nos cadastros da Receita Federal. O aplicativo oferece a opção "mãe desconhecida", caso a requerente não conheça a mãe.

Finalizado o cadastro, os dados serão enviados à Dataprev, empresa estatal de tecnologia, que comparará as informações prestadas com as 17 bases de dados disponíveis para ver se o requerente cumpre as condições da lei para receber o auxílio emergencial. A usuária poderá acompanhar, no próprio aplicativo, se o benefício foi aprovado, negado ou se o cadastro foi considerado inconclusivo (quando as informações prestadas não conferem com os bancos de dados do governo).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Boxe Há 9 Horas

Afinal, quantos milhões arrecadam Mike Tyson e Jake Paul após combate?

brasil Atentado Há 5 Horas

Amigos falam em transformação de autor de atentado: 'Era um visionário'

brasil Distrito Federal Há 5 Horas

Autor de atentado enlouqueceu após Bolsonaro perder, diz ex que viveu 17 anos com ele

fama Cuiabá Há 5 Horas

Influenciadora e ex-jogador são detidos por posse de carro roubado

justica Rio de Janeiro Há 5 Horas

Servidor público é morto a pedradas e água fervente; esposa foi presa

fama Luto Há 5 Horas

Morre Arturo García Tenorio, ator de 'Chapolin', aos 70 anos

esporte STF Há 5 Horas

Gilmar Mendes vota a favor de soltura de Robinho e placar fica 2 a 1 para manter prisão

mundo Peru Há 8 Horas

Coreano é capturado com centenas de tarântulas no corpo no Peru

lifestyle Signos Há 9 Horas

Este é o signo mais impulsivo do zodíaco. Conhece alguém assim?

fama Óbito Há 7 Horas

Morre a irmã do ator Jim Carrey