UE lembra aos EUA que mudança de formato do G7 não cabe à presidência

Os EUA estão tentando reintegrar a Rússia no grupo

© DR

Mundo União Europeia 02/06/20 POR Notícias Ao Minuto

O chefe da diplomacia da União Europeia lembrou hoje que uma eventual mudança do formato do G7 "não é uma prerrogativa da presidência" do grupo, pelo que os Estados Unidos não podem decidir unilateralmente reintegrar a Rússia.

PUB

"Gostaria de salientar que a prerrogativa da presidência do G7, neste caso os Estados Unidos, é emitir convites pontuais, que refletem as prioridades do anfitrião. No entanto, alterar o formato [do grupo] não é uma prerrogativa sua", advertiu o Alto Representante da UE para a Política Externa, Josep Borrell.

Falando numa conferência de imprensa em Bruxelas, Borrell apontou que, no entender da UE, o atual formato do G7 reúne à mesma mesa não só os países mais industrializados do mundo, mas também nações que se orientam "por valores, interesses e compromissos compartilhados", recordando então que a Rússia foi excluída do grupo -- então G8 -- por não respeitar esta lógica, na sequência da anexação ilegal da península ucraniana da Crimeia, em 2014.

"A mudança de formato, de G8 para G7, foi resultado de uma escolha da Rússia", apontou, recordando que a declaração de Haia de 2014 "precisa as condições para um regresso ao anterior formato", que só acontecerá quando Moscou "mudar de rumo" e for de novo aberta um debate construtivo no seio da organização, o que -- observou -- "não é o caso atualmente".

No sábado, o Presidente norte-americano, Donald Trump, que detém atualmente a presidência rotativa do grupo, anunciou o adiamento para o outono a cimeira do G7 - que planejava organizar presencialmente este mês na Casa Branca, em Washington, apesar da crise sanitária do novo coronavírus -, e adiantou que tencionava convidar outros países para a reunião, em particular Rússia, Austrália, Coreia do Sul e a Índia.

Segundo Trump, o atual formato do grupo - Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Estados Unidos, mais UE representada pelos presidentes do Conselho Europeu e da Comissão - já está "ultrapassado" e "não representa corretamente o que está a acontecer no mundo".

Esta não é a primeira vez que Trump se refere à reintegração da Rússia no grupo, possibilidade que conta com a oposição de alguns membros do G7, como o Canadá, que na segunda-feira já se manifestou contra tal cenário.

Lembrando que a Rússia foi excluída do grupo após a anexação da Crimeira, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, afirmou que o "desrespeito contínuo e ostensivo das regras e normas internacionais" é o motivo pelo qual a Rússia "permanece fora do G7 e pelo qual continuará de fora".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 22 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

economia Dinheiro Há 3 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

brasil ACIDENTE-MG Há 22 Horas

Sobe para 41 o número de mortos em acidente entre ônibus e carreta em MG

fama HELÔ-PINHEIRO Há 23 Horas

Helô Pinheiro se emociona ao ouvir 'Garota de Ipanema' na voz de Seu Jorge

fama CHRIS-BROWN Há 22 Horas

Chris Brown transforma o Allianz em balada pop R&B

fama Kate Middleton Há 22 Horas

Kate Middleton grava mensagem especial de Natal

fama Patrick Swayze Há 17 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

fama Tragédias Há 20 Horas

Modelos que morreram em circunstâncias trágicas: Um caso recente

brasil PRAIA-AMBIENTE Há 23 Horas

Verão começa com 18 praias impróprias para banho em São Paulo

esporte FUTEBOL-SÃO PAULO Há 23 Horas

São Paulo conta com apoio de patrocinador master por reforço de peso