Aloysio Nunes cancela encontro com Unasul após Samper defender Dilma

O motivo do cancelamento, segundo Aloysio, foram as manifestações do secretário-geral, na última terça-feira, em defesa da presidente Dilma Rousseff e contra o impeachment

© Agência Brasil

Política Boicote 16/10/15 POR Estadao Conteudo

O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) e o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), cancelaram a reunião que teriam na quarta-feira, 14, com o secretário-geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), Ernesto Samper.

PUB

O motivo do cancelamento, segundo Aloysio, foram as manifestações do secretário-geral, na última terça-feira, em defesa da presidente Dilma Rousseff e contra o impeachment.

"A declaração dele (Samper) foi inadequada. Ele fez coro com outros presidentes irmãos de fé da presidente Dilma como Cristina Kirchner (Argentina), Ariel Ortega (Nicarágua), Evo Morales (Bolívia), e Nicolás Maduro (Venezuela), sempre repetindo o mesmo mantra, que a preservação do mandato da presidente Dilma contra o impeachment é sinônimo da preservação da democracia e respeito à Constituição no Brasil", disse Aloysio Nunes. "Vêm nos dar lição de democracia quando não abrem a boca pra falar sobre a tirania venezuelana", afirmou o tucano.

Em visita oficial ao Brasil nesta semana e após reunir-se com Dilma, Samper afirmou que o bloco regional é contra o afastamento da presidente e que ela tem legitimidade para terminar o mandato. "A posição de Unasul é muito clara: a presidente pode e deve terminar o seu mandato", disse o secretário-geral, na ocasião. Segundo ele, Dilma é uma "pessoa honesta" e que foi "eleita constitucionalmente".

Ao jornal Valor, Samper afirmou que a entidade acionará uma cláusula democrática caso a presidente seja cassada pelo Congresso Nacional. "Existe uma cláusula democrática que prevê que a Unasul deve intervir para evitar que, de uma maneira brusca, se altere a ordem constitucional".

Aécio Neves também considerou a manifestação de Samper imprópria. Para o presidente nacional do PSDB, se opor ao pedido de impeachment é um desrespeito para com as instituições brasileiras.

"Apostar em um desfecho agride as instituições nacionais, como o Tribunal de Contas, o Tribunal Superior Eleitoral e o Superior Tribunal Federal, que são suficientes para lidar com as crises que o país atravessa."

A reunião dos senadores com Samper havia sido marcada pelo Itamaraty, já que Aloysio Nunes também é presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado. "Diante dessas declarações, não vemos mais sentido nessa reunião. Ele está de um lado e nós de outro em matéria de liberdade e democracia", disse Aloysio.

A Unasul, foi criada em 2008 para fortalecer as relações políticas, comerciais, culturais e sociais dos 12 países da América do Sul. Com informação do Estadao Conteudo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Polícia Federal Há 12 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

fama MAIDÊ-MAHL Há 12 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

justica Itaúna Há 12 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

economia Carrefour Há 10 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

fama Harry e Meghan Markle Há 4 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

esporte Indefinição Há 12 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

brasil São Paulo Há 12 Horas

Menina de 6 anos é atropelada e arrastada por carro em SP; condutor fugiu

fama Documentário Há 4 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

brasil Brasil Há 8 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

fama LUAN-SANTANA Há 12 Horas

Luan Santana e Jade Magalhães revelam nome da filha e planejam casamento