© Redbull
Um novo estudo, realizado pela Universidade de Ohio, descobriu que existem três maneiras de intensificar o exercício e gastar mais calorias durante a tradicional caminhada. Os resultados foram publicados na revista científica Biology Letters, conta o Bolsa de Mulher.
PUB
Truque 1
Inicialmente, os pesquisadores avaliaram o número de calorias gastas quando o ritmo da caminhada é alternado. Para isso, voluntários mudaram a passada enquanto andavam em uma esteira. Apesar de manter sempre a mesma velocidade no visor, em alguns momentos eles davam passos mais rápidos, se aproximando da frente da esteira, e em outros desaceleravam, mantendo-se na parte de trás.
Os achados mostraram que essa mudança de ritmo aumenta em até 20% a quantidade de calorias eliminadas.
Os responsáveis pelo estudo explicam que caminhar queima calorias de qualquer maneira, mas, ao mudar a velocidade, esse processo se intensifica. Isso acontece porque mudar a energia do movimento requer mais trabalho das suas pernas.
Truque 2
Outra descoberta dos cientistas de Ohio diz respeito à distância a ser percorrida. As pessoas tendem a andar mais devagar quando têm que percorrer distâncias curtas e mais rápido quando as distâncias são longas. Segundo os pesquisadores, essa informação pode ajudar os educadores físicos, que costumam avaliar seus alunos através do tempo que se leva para percorrer determinada distância. Além disso, optar por circuitos maiores pode ser um fator motivacional.
Truque 3
Outra dica dos pesquisadores é bastante simples: “faça coisas diferentes”. Vale caminha em curvas, ao invés de seguir por uma linha reta, ou parar e em seguida retomar a caminhada. A ideia é mudar o movimento.