Jogos Mundiais Indígenas terão plantão para combate à exploração sexual

De acordo com a coordenadora geral do conselho, Veroíldes Miranda, o órgão fará plantão 24 horas no local dos jogos para atender à população.

© DR

Esporte Palmas 17/10/15 POR Notícias ao Minuto

O Conselho Tutelar de Palmas (TO), que deve receber cerca de 10 mil pessoas para os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), está preparado para combater possíveis violações aos direitos da criança e do adolescente. De acordo com a coordenadora geral do conselho, Veroíldes Miranda, o órgão fará plantão 24 horas no local dos jogos para atender à população.

PUB

“O atendimento às crianças será feito em regime de plantão. Teremos uma tenda nos locais de jogos e outra para atender na cidade. Temos quatro sedes e carros para deslocamento. A estrutura básica de cada conselho está funcionando. Estamos preparados”, afirmou a coordenadora.

Segundo ela, caso alguém flagre uma violação aos direitos da criança, como exploração sexual, abandono ou negligência, deverá ligar no 190 e a polícia repassa a denúncia imediatamente ao conselho. Se for uma denúncia grave, num local que ofereça risco ao conselho, os dois órgãos são deslocados.

“Todas as polícias trabalharão em conjunto para que não haja exploração sexual, principalmente na vila dos jogos e nos alojamentos.” Além disso, agentes da secretaria de Desenvolvimento Social farão campanhas de conscientização e prevenção à violação de direitos de menores, distribuindo panfletos e abordando pessoas.

A coordenadora acrescentou que os problemas vinculados à exploração sexual são pontuais no estado. Em locais como o Bairro de Taquaraçu, por exemplo, turistas são atraídos pelas cachoeiras e “alguns acabam praticando esse tipo de exploração”.

No treinamento envolvendo profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Conselho Tutelar houve enfoque no tratamento aos turistas e indígenas. “Abordamos a atuação diante de uma violação de direitos com participação de estrangeiro. Por exemplo, como levar em consideração a etnia e as leis deles, mas deixar claro que as leis brasileiras é que estarão vigorando". Com informações da Agência Brasil.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 23 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 5 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Confusões Há 23 Horas

Famosos Problemáticos: O que os vizinhos têm a dizer

mundo Estados Unidos Há 6 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

fama Saúde Há 21 Horas

'Esteja presente para você e para quem ama', diz amiga de Preta Gil

fama Hollywood Há 20 Horas

Atrizes saem em defesa de Blake Lively em processo contra Justin Baldoni

fama Saúde Há 6 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

esporte Futebol Há 22 Horas

Quanto o Palmeiras recebeu e quanto ainda tem a receber por Estêvão

economia Bahia Há 6 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD