Papa Francisco diz que Itália "superou a pandemia"

O documento assume que, "até ao momento, não há mais nenhum caso de novo coronavirus entre os funcionários da Santa Sé" ou no Vaticano

© DR

Mundo Pandemia 07/06/20 POR Notícias Ao Minuto

"A última pessoa declarada doente com a covid-19 nas últimas semanas deu negativo nos testes", anunciou o diretor de serviços de imprensa, Matteo Bruni, através de um comunicado enviado na noite de sábado.

PUB

O documento assume que, "até ao momento, não há mais nenhum caso de novo coronavirus entre os funcionários da Santa Sé", ou no Vaticano, onde foram identificadas 12 pessoas contaminadas "devidamente isoladas em confinamento" aquando da sua deteção.

A Praça de São Pedro esteve interdita durante quase três meses, por causa da pandemia e, hoje, o Papa Francisco na tradicional oração 'Angelus' mostrou-se emocionado ao ver centenas de pessoas espalhadas pelo espaço, cumprindo o distanciamento social, mas manteve o apelo à prudência.

"A vossa presença nesta praça é sinal de que a fase aguda da pandemia foi superada em Itália, mas sejam prudentes, não declarem a vitória cedo demais", alertou o Papa que considerou "necessário seguir as medidas [sanitárias] em vigor" de forma a evitar o regresso do vírus.

"Graças a Deus estamos a sair gradualmente da pandemia da covid-19", disse.

Natural da Argentina, Francisco não escondeu o seu desânimo por, "infelizmente, noutros países, particularmente na América Latina, o vírus continua a fazer inúmeras vítimas" e lembrou que, há dois dias, no espaço de 24 horas, a cada minuto se registava uma morte de uma pessoa infetada.

O Papa apresentou a sua "solidariedade para com estes povos, doentes e familiares e todos os que cuidam e trabalham" no combate à pandemia.

O chefe da igreja apelou ainda aos cidadãos de outros países que ainda se encontram em confinamento que cumpram as regras determinadas pelas autoridades.

De acordo com o relatório oficial da proteção civil italiana, a pandemia matou 33.846 pessoas em quatro meses e está agora controlada com 72 mortes e 270 contaminações nas últimas 24 horas.

A Itália iniciou, há um mês, o desconfinamento gradual.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 397 mil mortos e infetou mais de 6,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.474 pessoas das 34.351 confirmadas como infetadas, e há 20.807 casos recuperados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde, divulgado no sábado.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo Estados Unidos Há 14 Horas

Kamala e Trump travam o que pode ser o embate mais acirrado da história dos EUA

Mundo Estados Unidos Há 14 Horas

Kamala e Trump travam o que pode ser o embate mais acirrado da história dos EUA

Mundo Líbano Há 13 Horas

Bebê brasileira de 1 ano de idade é morta em bombardeio de Israel

Mundo Líbano Há 13 Horas

Bebê brasileira de 1 ano de idade é morta em bombardeio de Israel

Mundo Tensão Há 22 Horas

Em greve de fome, Evo acusa governo da Bolívia de rejeitar sua proposta de diálogo

Mundo Espanha 04/11/24

Chuva alaga aeroporto e estradas em Barcelona; Valência procura desaparecidos

Mundo EUA Há 12 Horas

Golfinho esquartejado é encontrado em Nova Jersey; autoridades investigam

Mundo Estados Unidos 04/11/24

Kamala e Trump seguem empatados em 48% a menos de 24h da eleição, diz TIPP

Mundo Eleições Há 11 Horas

EUA abrem primeiros locais de votação nesta terça (5)

Mundo Segurança Há 10 Horas

Delegado da PF é confirmado no comando da Interpol e se torna 1º brasileiro a ocupar posto