Peritos em cibersegurança pedem cuidado com aplicação de rastreamento

"Qualquer aplicação instalada no celular representa um risco de segurança" frisa Jorge Pinto

© DR

Tech Cibersegurança 07/06/20 POR Notícias Ao Minuto

 

PUB

Portugal deve passar em breve a utilizar a 'app' STAYAWAY COVID para monitorizar a propagação do novo coronavírus. O governo tem acompanhado o trabalho do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), responsável pelo desenvolvimento da plataforma, mas o presidente da Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança da Informação (AP2SI), Jorge Pinto, alerta que a solução comporta alguns riscos.

"Qualquer aplicação instalada no celular representa um risco de segurança. Por isso, qualquer desenvolvimento que seja feito tem de contemplar uma perspectiva de risco: como é que a aplicação pode ser utilizada de uma forma que não estava a ser pensada originalmente e possa prejudicar as pessoas?", frisa Jorge Pinto, que resume a questão como "uma faca de dois gumes", podendo servir "fins espetaculares" ou "fins menos reconfortantes" para as pessoas.

A aplicação portuguesa vai assentar no recurso ao 'bluetooth' instalado nos celulares e não em serviços de geolocalização, inviabilizando assim o rastreamento da localização física dos utilizadores. No entanto, como observa o professor Miguel Pupo Correia, do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, apesar do alcance "curto e limitado" desta tecnologia, "não saber a localização exata não quer dizer que não se saiba informação que é privada".

"Saber que duas pessoas estiveram juntas, que um conjunto de pessoas teve uma reunião, que um conjunto de pessoas está junta, a uma determinada hora, ou que uma pessoa está infectada é informação privada e que pode não querer revelar. A geolocalização é muito pior, não há dúvida, mas essa informação de contato ainda é crítica", assinala o também investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento.

Apesar de reconhecer que as pessoas confiam diariamente informação de natureza privada a empresas tecnológicas, como Facebook, Google ou LinkedIn, Miguel Pupo Correia considera que a aplicação de rastreamento nacional da pandemia deve, do ponto de vista da proteção da privacidade, erguer-se sobre uma solução descentralizada, ou seja, sem enviar a informação sobre os contatos para um servidor centralizado.

"Aqui, o que acontece é que os celulares vão guardando a informação sobre os contatos e de vez em quando vão perguntar a um servidor - que esse, sim, é centralizado - se há alguma informação sobre pessoas infectadas. Então, os nossos celulares vão olhar para os nossos contatos, perceber se estivemos perto de uma pessoa infectada e avisar", explica, sem deixar de realçar que "os contatos só são úteis se houver muita gente a utilizar a aplicação".

Paralelamente, Jorge Pinto destaca a mais-valia de ter também a Comissão Nacional de Proteção de Dados a analisar "de uma forma consistente" esta situação e a importância do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) na criação de "uma 'framework' a nível europeu para que todos os países possam estar alinhados e ter algum suporte" nesta matéria.

"Deve ser tido em conta nas aplicações de rastreamento de que forma consegue trabalhar com o mínimo de permissões e, mesmo que seja atacada por 'hackers' [piratas informáticos], não criar um risco para o seu utilizador. Quanto menos permissões ou informação sobre o utilizador tiver, mais segura está caso seja comprometida", sentencia o líder da AP2SI.

Em Portugal, morreram 1.465 pessoas das 33.969 confirmadas como infectadas, e há 20.526 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 392 mil mortos e infectou mais quase 6,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios.Mais de 2,8 milhões de doentes foram considerados curados.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 16 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 15 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 9 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 16 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Realeza britânica Há 8 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 17 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 16 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 11 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 11 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

brasil Tragédia Há 16 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos