© Pixabay
Instalar um roteador em casa nem sempre pode ser uma coisa boa. Muitas vezes, os aparelhos não conseguem conectar, o sinal não pega em todos os lugares e diversos outros problemas. Segundo a Folha de S. Paulo, essa é a chamada "dor de cabeça com o wi-fi". De acordo com o jornal, os roteadores são difíceis de configurar para aqueles que não trabalham em um departamento de tecnologia. Termos como o "802.11" ou "dupla faixa" causam confusão para os leigos.
PUB
"Os fabricantes de roteadores estão com uma espécie de morte cerebral", revelou ao jornal Dave Fraser, diretor-executivo da Devicescape, que é responsável por tecnologias que fazem redes públicas de wi-fi utilizáveis. "Tudo que eles estavam pensando era como suportar pessoas com laptops em suas casas e nos ambientes comercias. De repente, wi-fi está em tudo e em todo lugar, e agora nós estamos nos movendo muito mais pelas nossas casas", completou.
Fraser ponderou que os fabricantes melhoraram a tecnologia por conta dos dispositivos móveis, com antenas mais inteligentes que são capazes de melhorar a percepção de dispositivos móveis e, assim, enviar o sinal.
Ainda segundo a Folha, os novos modelos apresentam algumas características que ajudam a reduzir a interferência de outros sinais. Como, por exemplo, transmitir os dados em duas frequências diferentes, de 2,4 GHz e de 5 GHz. Isso faz com que o usuário tenha a opção de dividi-las em duas redes de wi-fi diferentes.