Indústria perde em 3 meses produtividade que levou anos para conquistar

Apenas nos primeiros três meses de 2020, o índice, que foi de 109,3 pontos, recuou para 107,2 pontos

© Rodolfo Buhrer

Economia CNI 08/06/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A paralisação da economia brasileira causada pelo novo coronavírus fez com que o ganho de produtividade da indústria no país nos anos 2018 e 2019 fosse perdido.

PUB

O indicador da CNI (Confederação Nacional da Indústria) para a produtividade do setor subiu de 107,7 para 108,6 pontos, em 2018 e, no ano seguinte, para 109,3 pontos. Apenas nos primeiros três meses de 2020, o índice recuou para 107,2 pontos.

"A competitividade da indústria estava se recuperando de modo devagar porque não vínhamos crescendo muito. Em 2018, avançamos 0,8%, e em 2019, 0,6%", disse Samantha Cunha, economista da CNI.

Essa produtividade perdida nesses três primeiros meses poderia ser recuperada ao longo do ano, como ocorreu em 2018 com a paralisação dos caminhoneiros, e o índice de 2020 fecharia menos distante do nível alcançado em 2019.

A economista afirmou, no entanto, que, diferentemente da crise nas estradas há dois anos, a situação atual não traz previsibilidade para que o empresariado aposte em uma retomada tão imediata.

"Caímos 3,3% no segundo trimestre de 2018, mas crescemos 3,4% no terceiro. Aquilo em maio [com os caminhoneiros] foi atípico. Foi um acontecimento muito inesperado, mas que foi pontual e saiu de cenário rapidamente", disse.

"Agora caímos e vamos ter queda de novo. Temos uma crise por mais tempo, com incerteza sobre a duração dos efeitos. Por isso que no próximo trimestre não vamos ter essa recuperação."

Na comparação com o trimestre encerrado em dezembro do ano passado, a queda nos três meses até março foi de 2,8%.

A tendência é que a produtividade continue caindo no segundo trimestre, mas de forma menos intensa. A economista da CNI explicou que isso ocorre porque o indicador mede o total produzido pela indústria sobre as horas trabalhadas.

"Inicialmente, quando não há previsão do que vai acontecer, o empresário espera, segura a produção, mas não demite, o que reduz muito o total de bens produzidos, mas ainda há grande número de horas trabalhadas. Isso reduz a produtividade", disse Cunha.

"No segundo trimestre, nós já vemos as empresas se ajustando, mandando para férias, cortando jornada, demitindo. Isso regula a mão de obra com a produção."

De forma simples, a maneira de elevar a produtividade pode vir por três caminhos: aumentando a produção com a mesma equipe, reduzindo a equipe e mantendo a produção igual ou reduzindo a equipe e aumentando a produção.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 15 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 15 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 8 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 15 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 23 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 8 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 16 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 16 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 11 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 15 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos