Marta deixa de concorrer a melhor do mundo pela 1ª vez desde 2003

Nesta segunda-feira, a Fifa divulgou o resultado da votação inicial e indicou as dez atletas que foram destaque em 2015

© Reuters

Esporte Bola de Ouro 19/10/15 POR Estadao Conteudo

Eleita a melhor jogadora do mundo cinco vezes, a brasileira Marta não vai figurar na lista de três finalistas pela primeira vez desde 2003. Nesta segunda-feira, a Fifa divulgou o resultado da votação inicial para a escolha da Bola de Ouro e indicou as dez atletas que foram destaque em 2015. Marta, porém, não faz parte da relação.

PUB

A brasileira bateu todos os recordes quando venceu o troféu em todas suas edições entre 2006 e 2010. Em 2003, ela havia ficado na décima posição e já atraía a atenção do mundo para sua qualidade. Mesmo no ano passado, ela chegou a ficar em segundo lugar, superada pela alemã Nadine Kessler.

Mas o desempenho decepcionante da jogadora com a seleção e o fato de o Brasil não ter passado das oitavas de final no Mundial de Futebol Feminino, realizado no Canadá, influenciaram na votação neste ano. Marta não conseguiu fazer a diferença e apenas marcou um gol na competição, de pênalti.

Jogando neste ano pelo Rosengard, da Suécia, ela deixou de estar entre as melhores do mundo e, havia deixado claro anteriormente que a seleção não poderia mais depender apenas dela. Ela também passou os últimos anos alertando que o Brasil precisava garantir investimentos na modalidade, o que também não ocorreu.

Neste ano, as dez candidatas do prêmio de melhor do mundo são as alemãs Nadine Angerer e Celia Sasic, a suíça Ramona Bachmann, a canadense Kadeisha Buchanan, as francesas Eugénie Le Sommer e Amandine Henry, a japonesa Aya Miyama, além das norte-americanas Carli Lloyd, Megan Rapinoe e Hope Solo.

Nenhuma brasileira faz parte da lista dos melhores treinadores. A relação das dez indicadas deste ano traz Calle Barrling (Suécia sub-19), Colin Bell (Frankfurt), Farid Bensiti (PSG), Jill Ellis (seleção dos Estados Unidos), Laura Harvey (Seattle Reign), John Herman (Canadá), Gerard Prêcheur (Lyon), Mark Sampson (Inglaterra), Norio Sasaki (Japão) e Thomar Worle (Bayern de Munique).

Nesta terça-feira, a Fifa divulga a lista dos candidatos ao prêmio entre os homens. A entrega das premiações está marcada para o dia 11 de janeiro, em Zurique. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-PF Há 20 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

esporte Indefinição Há 5 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

politica Polícia Federal Há 5 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

fama Ellen DeGeneres Há 23 Horas

De saída: Ellen DeGeneres e mulher abandonam os EUA

brasil Brasil Há 1 Hora

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 21 Horas

Rússia ataca Ucrânia com míssil criado para guerra nuclear, diz Kiev

fama Oscar Há 21 Horas

Fernanda Torres tem pico de interesse no Google com Oscar e 'Ainda Estou Aqui'

fama Segunda chance Há 18 Horas

Famosos que sobreviveram a experiências de quase morte

fama Celebridades Há 23 Horas

Astros infantis que morreram jovens: Incluindo o triste caso de um brasileiro

economia Carrefour Há 3 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour