Saúde de SP não corre mais risco de colapsar, diz secretário de Covas

O secretário sustenta que a atual situação deve garantir a estrutura mesmo que a flexibilização possa aumentar o nível de internação.

© Getty

Brasil SAÚDE-SP 09/06/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O secretário municipal da Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, afirma que o sistema de saúde da capital já não corre mais o risco de colapsar devido à pandemia de coronavírus.

PUB

Responsável pela política contra o coronavírus na gestão Bruno Covas (PSDB), Aparecido leva em conta a diminuição da ocupação da UTI na rede pública e também a quantidade de pedidos de internação no setor intensivo.

"São duas coisas. Esse período todo, mesmo no momento que teve maior pressão, final de abril e maio, a gente conseguiu suportar pressão e tratar todo mundo", disse. "Agora, a gente tem uma combinação, que é o aumento do número dos leitos de UTI, com chegada de respiradores, e há dez dias quedas contínuas na solicitação de UTI e nas internações."

De acordo com Aparecido, o número de pedidos de internação na UTI na segunda (8) foi de 39. Esse número já chegou a 80, no final de abril, período considerado mais crítico pela gestão.

O secretário afirma que o índice de ocupação da UTI também vem caindo. A taxa já chegou a 94% e agora está em 63% – são, no total, 1320 vagas.

As solicitações de internação, diz ele, vêm caindo sistematicamente. "Vem reduzindo há dez dias. Solicitação e internação é muito sensível, porque é o que vem da ponta, da periferia, vem da UPA, vem da AMA, pessoal faz a solicitação, na periferia", diz.

O secretário sustenta que a atual situação deve garantir a estrutura mesmo que a flexibilização possa aumentar o nível de internação. No entanto, segundo ele, os riscos devem ser analisados diariamente.

Embora as mortes venham aumentando, a gestão afirma que houve diminuição na velocidade do crescimento. "A gente tem alguns critérios que mostram uma estabilização na cidade: solicitações de internações, internações, redução no número de casos confirmados, redução na velocidade de expansão, o que aponta para uma possível estabilização".

Nesta semana, comércios de rua e shoppings devem receber autorização para reabertura pela gestão Covas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Brooke Shields Há 21 Horas

Brooke Shields revela ter sido vítima de cirurgia vaginal irreversível

fama Los Angeles Há 20 Horas

Incêndio destrói mansão de Paris Hilton avaliada em R$ 51 milhões

brasil AVIÃO-SP Há 15 Horas

Avião de pequeno porte cai em Ubatuba, no litoral de São Paulo

fama CAROLINA-DIECKMANN Há 18 Horas

Carolina Dieckmann se manifesta sobre comentário criticado em post de Fernanda Torres

economia INSS-BENEFÍCIOS Há 17 Horas

Saiba quem pode pedir revisão do benefício do INSS em 2025

mundo Reino Unido Há 20 Horas

Mulher morre em banheiro de restaurante e só é encontrada dias depois

mundo Inglaterra Há 11 Horas

Carcereira presa por fazer sexo com detento diz estar 'apaixonada' por ele

fama Incêndios Há 21 Horas

Fernanda Torres mostra incêndios em Los Angeles: "Da minha janela"

lifestyle Cérebro Há 21 Horas

Neurologistas alertam para hábito comum que prejudica muito a memória

economia Bancos Há 21 Horas

Receita Federal não vai cobrar imposto por Pix acima de R$ 5.000 mensais