Déficit em conta pesa na desvalorização de moeda

Estudo divulgado nesta quinta-feira, 22, pela equipe de pesquisa global do banco britânico HSBC diz que a ameaça de mudança na política monetária nos Estados Unidos afeta primeiro os países emergentes que mais dependem do capital externo. Para o banco britânico, o déficit em transações correntes de economias como Brasil, Índia, Indonésia e Turquia explica a desvalorização mais acentuada das moedas desses países.

© Reuters

Economia HSBC 22/08/13 POR Agencia Estado

"O impacto (da possível mudança nos EUA) já está sendo sentido imensamente nos emergentes, especialmente aquelas economias com déficits em conta corrente e que são dependentes de fluxos de capital", diz o banco, ao comentar que esses mercados dependem mais do financiamento externo e podem sofrer no futuro com a diminuição da liquidez global.

PUB

Ao comparar a previsão de déficit em transações correntes para 2014 com a evolução das moedas emergentes, o banco diz que os dois temas têm forte correlação. "O ajuste da moeda é maior entre aqueles que têm os maiores déficits. Nos casos em que um déficit em conta corrente não é associado a uma moeda mais fraca, parte do ajuste foi simplesmente feita em outras áreas, seja via alta das taxas de juros ou queda das reservas cambiais", diz o HSBC.

"Um problema para os mercados emergentes, exclusivo à circunstância atual, é que essa mudança de paradigma de política monetária nos Estados Unidos chega num momento em que o ciclo econômico do mundo desenvolvimento está ganhando impulso, enquanto o ciclo dos emergentes já pode ter atingido um pico", dizem os economistas do banco no estudo. "Isso acontece em contraste com o passado, quando os ciclos eram mais correlacionados."

Ao contrário de ciclos passados, atualmente o mundo desenvolvido e o emergente apresentam ritmos desencontrados na economia. Enquanto regiões como os Estados Unidos e a Europa parecem ganhar tração, países em desenvolvimento como a China emitem sinais de desaceleração.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Distrito Federal Há 23 Horas

Autor de atentado enlouqueceu após Bolsonaro perder, diz ex que viveu 17 anos com ele

mundo Caso Pelicot Há 18 Horas

Suspeito de estuprar Gisèle Pelicot planejava violar a própria mãe

fama UTI Há 23 Horas

Viih Tube deixa UTI após parto do segundo filho: 'estou bem melhor'

politica EUA Há 17 Horas

Biden chega amanhã ao Brasil e fará passeio de aeronave sobre a Amazônia

economia Mercado Há 21 Horas

De Campos Neto a Crivella, saiba quem é contra e quem é a favor do fim da escala 6x1

fama Luto Há 23 Horas

Morre Arturo García Tenorio, ator de 'Chapolin', aos 70 anos

brasil Atentado Há 23 Horas

Amigos falam em transformação de autor de atentado: 'Era um visionário'

justica Rio de Janeiro Há 23 Horas

Servidor público é morto a pedradas e água fervente; esposa foi presa

fama Cuiabá Há 23 Horas

Influenciadora e ex-jogador são detidos por posse de carro roubado

esporte STF Há 19 Horas

Cármen Lúcia vota e STF fica próximo de manter prisão de jogador