© PixaBay
Na nutrição, não existem verdades absolutas e parece que existe sempre assuntos para discutir. Porém, há consenso sobre estes erros mais comuns que as pessoas cometem no café da manhã.
PUB
Ainda que todas as refeições do dia sejam importantes, o café da manhã é provavelmente a que tem maior influência na dieta, e, como é a primeira, determina em grande parte o que se come ao longo do dia.
Se quer tomar um café da manhã saudável, como destaca Cynthia Sass na revista Health, deve evitar cometer estes quatro erros comuns:
1. ‘Pular' o café da manhã para economizar nas calorias. Apesar de muitas pessoas não tomarem o café da manhã como forma de ‘poupar’ a ingestão de calorias, vários estudos apontam que, ao longo do dia, essa decisão pode não ter impacto na quantidade total de calorias consumidas. Além disso, um estudo do Imperial College London comprovou que, quando não tomamos o café da manhã, o centro de recompensa do cérebro é mais sensível ao procurar e desejar comidas altamente calóricas e não saudáveis.
2. Café da manhã rico em carboidratos. Desde os anos 50 e 60 que os cereais e bolachas se tornaram os reis absolutos dos cafés da manhã . E, apesar de ainda muita gente considerar estes alimentos saudáveis, a verdade é que estão carregados de calorias e açúcares. Além disso, são carboidratos vazios, que não nos saciam durante muito tempo. Opte por carboidratos complexos, que se encontram em cereais integrais. Se precisa de algo doce, coma fruta. E tente acrescentar sempre proteína e gordura saudável.
3. Não inclui frutas e verduras. A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de 400 gramas de frutas e verduras por dia. Para conseguir, é preciso incluir estes alimentos em todas as refeições. E atenção: os sucos e smoothies não contam aqui, uma vez que se consome o açúcar da fruta e não a sua fibra, que é destruída quando liquidificada.
4. É muito pequeno. Não tem que fazer um banquete ao café da manhã todos os dias, mas não é saudável sair de casa correndo depois de ter tomado apenas um café e ter comido umas bolachas. Ainda que nem todos os nutricionistas estejam de acordo, o café da manhã deve conter cerca de 500 calorias, para que tenha energia suficiente ao longo do dia, ou pelo menos até o almoço.