© Pixabay
Javier Sanchez é dono da cervejaria Gorila e um dos maiores entendidos espanhóis sobre a bebida que agrada milhões de pessoas. Ao El País, este especialista revela que beber cerveja em casa é um hábito extremamente comum, mas repleto de erros, alguns deles irrisórios.
PUB
Um dos erros mais comuns é colocar o copo no congelador. Embora defenda que alguns tipos de cerveja pedem copos bem gelados, Sanchez diz que é “nojento” colocar o copo no congelador, uma vez que a probabilidade de ganhar “odor” é muito elevada, o que coloca em causa o real sabor da cerveja.
Não molhar o copo antes de servir a cerveja é um outro erro comum. Segundo o especialista, deve-se ter um recipiente com água para molhar o copo antes de servir a bebida.
E não inclinar o copo ao despejar a cerveja? Esse é outro hábito errado. O ideal é servir 75% da cerveja com uma inclinação de 45 graus e sempre com o gargalo da garrafa ‘colado’ ao copo. Os outros 25% devem ser feitos com a garrafa um pouco distante do copo.
Servir uma cerveja sem espuma é outro lapso comum. Dois ou três centímetros de espuma são fundamentais para proteger a bebida do oxigênio e para preservar o seu sabor natural.
Para quem gosta de beber uma "cerva" durante a refeição, Sanchez tem um aviso: “as cervejas não combinam com gordura de porco”. Tal como o vinho, também a cerveja liga melhor com determinados alimentos, como por exemplo queijo ou frutos do mar.