Ceará derrota Botafogo no Engenhão e ainda respira na Série B

A equipe cearense chegou aos 29 pontos, na 17ª posição, e alimenta o sonho de não ser rebaixada

© Reprodução

Esporte Vexame 21/10/15 POR Estadao Conteudo

O Ceará venceu o Botafogo por 1 a 0 nesta terça-feira no Engenhão, no Rio de Janeiro, e mostrou que não está morto na Série B do Campeonato Brasileiro. A partida foi válida pela 30ª rodada.

PUB

A equipe cearense chegou aos 29 pontos, na 17ª posição, e alimenta o sonho de não ser rebaixada. Em má atuação, na qual chegou a ser vaiado pela torcida, a equipe carioca sofreu sua segunda derrota em casa na competição. O time segue líder, com 59 pontos, mas vê a distância para o segundo colocado, o Vitória, estacionar em três pontos.

Desesperado pelo resultado, o Ceará iniciou a partida determinado a conquistar os três pontos. Logo no primeiro minuto, o Botafogo errou a saída de bola e Rafael Costa chutou por cima do gol de Jefferson. Os visitantes buscaram jogar com a bola no chão e pressionaram os cariocas, que buscavam espaços para o contra-ataque.

Aos 15 minutos, Rafael Costa recebeu na intermediária, bateu de esquerda e Jefferson defendeu. Os mandantes buscaram lançamentos longos na área e facilitaram a vida do goleiro Éverson. Aos 20 minutos, o Ceará trocou passes à frente da área botafoguense até que Wescley encontrou um espaço para bater e forçou a defesa de Jefferson.

A primeira chegada do Botafogo foi aos 22 minutos. Após cobrança de falta, a bola sobrou fora da área para Tomas. O meia bateu forte de primeira, a bola desviou na zaga e passou perto do travessão. O Ceará levou perigo aos 38 minutos, quando Rafael Costa recebeu belo cruzamento, cabeceou forte e a bola passou perto, à esquerda do gol.

Sem muita disposição, o alvinegro carioca parecia participar de um treinamento e chegou a ser vaiado pela torcida no Engenhão na saída para o intervalo.

Na segunda etapa, o Ceará não deu muito tempo para os mandantes pensarem. No primeiro minuto, Ricardinho encontrou espaço, bateu forte de fora da área e a bola raspou no travessão antes de sair. A resposta alvinegra veio aos 4 minutos, após cruzamento de Luís Ricardo, Navarro cabeceou e Éverson fez boa defesa.

Aos 10 minutos, Rafael Costa fez belo giro e enfiou a bola para Alex cara a cara com Jefferson, que fez pênalti no atacante. Rafael Costa bateu e abriu o placar para o Ceará. O goleiro alvinegro reclamou muito da marcação do árbitro Diego Real.

A desvantagem acordou os cariocas, que passaram a pressionar o adversário. Apesar da insistência, o alvinegro não criou lances de perigo. Já a equipe cearense se armou bem na defesa e soube segurar o resultado. Aos 45, após discutir com Daniel Carvalho, o zagueiro Carlão foi expulso. O último suspiro dos cariocas veio após cabeçada de Navarro, defendida em cima da linha por Éverson.

Na próxima rodada da Série B, o Botafogo vai a Recife enfrentar o Náutico no sábado na Arena Pernambuco, às 17h30. O Ceará recebe o Boa no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, no sábado, às 21h. Com informações do Estadão Conteúdo.

FICHA TÉCNICA:

BOTAFOGO 0 x 1 CEARÁ

BOTAFOGO - Jefferson; Luis Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Carleto; Lindoso, Arão, Tomas (Sassá) e Octavio (Daniel Carvalho); Neilton (Ronaldo) e Navarro. Técnico: Ricardo Gomes.

CEARÁ - Éverson; Cametá, Sandro, Carlão e Victor Luís; Baraka, João Marcos, Ricardinho e Wescley (Fabinho); Alex Amado (Julio Cesar) e R. Costa (Wellington Carvalho). Técnico: Lisca.

GOL - Rafael Costa, aos 11 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Neilton (Botafogo); Sandro (Ceará).

CARTÃO VERMELHO - Carlão (Ceará).

ÁRBITRO - Diego Almeida Real (RS).

RENDA - R$ 177.735,00.

PÚBLICO - 6.736 pagantes (7.703 no total)

LOCAL - Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 14 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 17 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 13 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 15 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 15 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 14 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 14 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 14 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 16 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad