Cantareira volta a receber chuva, mas sofre 6ª queda seguida

De acordo com a Sabesp, os reservatórios que compõem o Cantareira operam com 15,6% do volume de água armazenado

© Reuters

Brasil Reservatório 22/10/15 POR Estadao Conteudo

Mesmo com o retorno das chuvas após três dias de seca, o Sistema Cantareira registrou a sexta queda consecutiva nesta quinta-feira, 22, segundo relatório da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. O nível de outros três mananciais também sofreu baixa. Já o Guarapiranga e o Rio Grande tiveram aumento do volume de água represada.

PUB

De acordo com a Sabesp, os reservatórios que compõem o Cantareira operam com 15,6% do volume de água armazenado - 0,1 ponto porcentual a menos do que no dia anterior, quando estava com 15,7%. Esse índice já considera duas cotas de volume morto, acrescentadas no ano passado, como se fossem volume útil do sistema.

Após três dias de seca, o Cantareira voltou a registrar chuva na região. A pluviometria do dia foi de 10 milímetros, o que fez o volume acumulado ao longo do mês chegar a 53,9 mm. O número representa cerca de 41,9% da expectativa de outubro, cuja média histórica é de 128,5 mm.

Responsável por abastecer 5,2 milhões de pessoas, o Cantareira teve aumento no volume de água pela última vez no dia 4 de outubro. Na ocasião, o nível do sistema passou de 16,6% para 16,7%.

Segundo o índice negativo do Cantareira, que passou a ser divulgado após decisão judicial, o sistema permanece estável em - 13,6%. O terceiro índice também não sofreu variação negativa e aponta o volume de água represada em 12,1%.

Outros mananciais

O Guarapiranga, atual responsável por abastecer o maior número de clientes da Sabesp (5,8 milhões), registrou alta após oito quedas consecutivas. O sistema opera com 75,8% da capacidade: 0,5 ponto porcentual a mais do que no dia anterior, quando registrava 75,3%.

O Sistema Rio Grande teve a mesma variação positiva e passou de 84,9% para 85,4% depois de registrar 26,8 mm de chuvas em apenas um dia.

Atravessando crise severa, o Alto Tietê caiu pela 14ª vez consecutiva, completando duas semanas só de perdas. O nível do sistema desceu 0,1 ponto porcentual do volume de água e chegou a 13,9%, ante 14% na quinta-feira, 21. O índice leva em conta um volume morto, acrescentado ao cálculo no ano passado.

Em termos proporcionais, o Rio Claro sofreu a maior queda: 0,4 ponto porcentual. Com a baixa, o sistema opera com 54,6%, contra 55% no dia anterior. Já o Alto Cotia caiu 0,2 ponto e está com 57,6% da capacidade. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-JUSTIÇA Há 15 Horas

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

fama Beto Barbosa Há 16 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Uberlândia Há 12 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

lifestyle Aquecimento global Há 18 Horas

Aproveite bem o chocolate: Ele e outros alimentos podem estar com os dias contados

fama Redes Sociais Há 15 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama Kate Cassidy Há 12 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

fama Paris Hilton Há 18 Horas

Paris Hilton diz que nunca se submeteu a procedimentos estéticos

mundo autobiografia Há 17 Horas

Angela Merkel relembra episódio em que Putin soltou cadela numa reunião

fama MARIA-FLOR Há 14 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama Ilhas Há 13 Horas

Famosos e suas ilhas privadas: Quem é o dono de um refúgio brasileiro?