Cantareira volta a receber chuva, mas sofre 6ª queda seguida

De acordo com a Sabesp, os reservatórios que compõem o Cantareira operam com 15,6% do volume de água armazenado

© Reuters

Brasil Reservatório 22/10/15 POR Estadao Conteudo

Mesmo com o retorno das chuvas após três dias de seca, o Sistema Cantareira registrou a sexta queda consecutiva nesta quinta-feira, 22, segundo relatório da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. O nível de outros três mananciais também sofreu baixa. Já o Guarapiranga e o Rio Grande tiveram aumento do volume de água represada.

PUB

De acordo com a Sabesp, os reservatórios que compõem o Cantareira operam com 15,6% do volume de água armazenado - 0,1 ponto porcentual a menos do que no dia anterior, quando estava com 15,7%. Esse índice já considera duas cotas de volume morto, acrescentadas no ano passado, como se fossem volume útil do sistema.

Após três dias de seca, o Cantareira voltou a registrar chuva na região. A pluviometria do dia foi de 10 milímetros, o que fez o volume acumulado ao longo do mês chegar a 53,9 mm. O número representa cerca de 41,9% da expectativa de outubro, cuja média histórica é de 128,5 mm.

Responsável por abastecer 5,2 milhões de pessoas, o Cantareira teve aumento no volume de água pela última vez no dia 4 de outubro. Na ocasião, o nível do sistema passou de 16,6% para 16,7%.

Segundo o índice negativo do Cantareira, que passou a ser divulgado após decisão judicial, o sistema permanece estável em - 13,6%. O terceiro índice também não sofreu variação negativa e aponta o volume de água represada em 12,1%.

Outros mananciais

O Guarapiranga, atual responsável por abastecer o maior número de clientes da Sabesp (5,8 milhões), registrou alta após oito quedas consecutivas. O sistema opera com 75,8% da capacidade: 0,5 ponto porcentual a mais do que no dia anterior, quando registrava 75,3%.

O Sistema Rio Grande teve a mesma variação positiva e passou de 84,9% para 85,4% depois de registrar 26,8 mm de chuvas em apenas um dia.

Atravessando crise severa, o Alto Tietê caiu pela 14ª vez consecutiva, completando duas semanas só de perdas. O nível do sistema desceu 0,1 ponto porcentual do volume de água e chegou a 13,9%, ante 14% na quinta-feira, 21. O índice leva em conta um volume morto, acrescentado ao cálculo no ano passado.

Em termos proporcionais, o Rio Claro sofreu a maior queda: 0,4 ponto porcentual. Com a baixa, o sistema opera com 54,6%, contra 55% no dia anterior. Já o Alto Cotia caiu 0,2 ponto e está com 57,6% da capacidade. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Goiás Há 1 Hora

Ex-mulher de Ney Latorraca, 'se aposenta' e vai morar em GO: 'sou rica'

fama DNA Há 22 Horas

Quem é a mulher que afirma ter filha de 10 anos com Neymar

mundo Rússia Há 22 Horas

Putin pede desculpa por queda de avião que matou 38 pessoas

mundo Coreia do Sul Há 4 Horas

Avião colide em aeroporto, explode e deixa 177 mortos na Coreia do Sul

mundo Coreia do Sul Há 2 Horas

Vídeo mostra momento em que avião explode com 181 pessoas a bordo

mundo Colômbia Há 21 Horas

Golpista que assaltava turistas com droga que 'apaga a memória' é presa

esporte Prisão Há 1 Hora

Ex-jogador do Vasco é preso por tráfico de drogas e porte ilegal de arma

fama ISIS-VALVERDE Há 23 Horas

Isis Valverde publica fotos de casamento discreto com Marcus Buaiz: 'Amor é uma companhia'

fama Dieta das celebridades Há 21 Horas

O que os famosos bebem durante a noite

fama GLORIA-PEREZ Há 22 Horas

Gloria Perez lamenta 32 anos da morte da filha Daniella: 'Tempo não ameniza nada'