© DR
É raro o brasileiro que não gosta de começar o dia com uma bela xícara de café, sentindo-se subitamente com mais energia e foco para enfrentar mais uma jornada.
PUB
Contudo, e conforme explica um artigo divulgado pelo nCultura, para os amantes da bebida pode se tornar bastante fácil abusar do seu consumo e existem sinais que o corpo emite indicadores desse excesso.
Dores de estômago
O café potencializa a produção de ácidos no estômago, o que por sua vez pode provocar incômodos como úlceras, ardor ou gastrites. Mais ainda, a ingestão em demasia de café pode gerar azia.
Conforme explica o nCultura o café pode originar uma sobrecarga no cérebro, isto porque a bebida é ao mesmo tempo estimulante e diurética. A dor de cabeça pode manifestar-se durante períodos de abstinência ou devido ao consumo excessivo de café.
Insônias
Os efeitos energéticos resultantes da ingestão de café prolongam-se no tempo e demoram 14 horas até desaparecerem totalmente do organismo.
Como tal, recomenda-se que evite beber café após as 18h.
Nervosismo
A cafeína aumenta os níveis de foco e de concentração de quem a toma. Ao aumentar o nosso estado de alerta, a cafeína também provoca outros sintomas menos agradáveis, tais como stress, ansiedade, palpitações e em casos extremos arritmias.