Antecessor acusa presidente em caso de suspeita de corrupção

Em entrevista à revista Der Spiegel, Zwanziger afirmou que o seu sucessor no cargo da DFB tinha conhecimento de um suposto "caixa dois"

© Reuters

Esporte Federação 23/10/15 POR Estadao Conteudo

Ex-presidente da Federação Alemã de Futebol (DFB, na sigla em alemão), Theo Zwanziger acusou o atual mandatário da entidade, Wolfgang Niersbach, de corrupção no caso que investiga se a Alemanha pagou propina a dirigentes da Fifa para ser escolhida como sede da Copa do Mundo de 2006.

PUB

Em entrevista à revista Der Spiegel, Zwanziger afirmou que o seu sucessor no cargo da DFB tinha conhecimento de um suposto "caixa dois", que seria utilizado para pagar suborno a integrantes do Comitê Executivo da Fifa - o órgão é responsável por escolher as sedes da Copa do Mundo.

"Havia com certeza um 'caixa dois' para a candidatura [alemã] da Copa do Mundo. E está claro que o atual presidente da DFB não ficou sabendo desse caixa há algumas semanas, como ele diz. Ele sabia disso desde 2005, pelo menos", declarou o ex-dirigente. "No meu modo de ver, Niersbach está mentindo."

As declarações de Zwanziger rebatem o que Niersbach afirmou na quinta-feira, em sua defesa. Ele confirmara que houve um pagamento feito à Fifa, como publicou a Der Spiegelna semana passada, mas esclareceu que o mesmo foi realizado para organização da Copa, em uma reunião ocorrida em 2002, dois anos depois de a Alemanha ter sido eleita sede da competição. Isso em uma votação realizada em 2000 pelo Comitê Executivo da entidade que controla o futebol mundial.

Niersbach disse que o acordo ocorreu durante uma reunião que contou com o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o então presidente do comitê organizador do Mundial, Franz Beckenbauer, em janeiro de 2002. Na última sexta, porém, a revista alemã informou que um "caixa dois" de 10,3 milhões de francos suíços (cerca de US$ 6 milhões na época) foi criado para comprar os votos de quatro representantes da Ásia no Comitê Executivo da Fifa. O atual chefe da DFB, entretanto, negou que isso tenha ocorrido.

Também nesta sexta-feira Niersbach foi rebatido pelo porta-voz do presidente da Fifa, Joseph Blatter, que está suspenso provisoriamente da entidade. Klaus Stoehlker afirmou que o suíço não teve reuniões privadas com o presidente da DFB e nem com Beckenbauer, no início de 2002. "Eu não sei de nada sobre este caso", afirmara Blatter, através do porta-voz. Com informações do Estadao Conteudo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 23 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 5 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Confusões Há 23 Horas

Famosos Problemáticos: O que os vizinhos têm a dizer

mundo Estados Unidos Há 6 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

fama Saúde Há 21 Horas

'Esteja presente para você e para quem ama', diz amiga de Preta Gil

fama Hollywood Há 20 Horas

Atrizes saem em defesa de Blake Lively em processo contra Justin Baldoni

fama Saúde Há 6 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

esporte Futebol Há 22 Horas

Quanto o Palmeiras recebeu e quanto ainda tem a receber por Estêvão

economia Bahia Há 6 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD