Antecessor acusa presidente em caso de suspeita de corrupção

Em entrevista à revista Der Spiegel, Zwanziger afirmou que o seu sucessor no cargo da DFB tinha conhecimento de um suposto "caixa dois"

© Reuters

Esporte Federação 23/10/15 POR Estadao Conteudo

Ex-presidente da Federação Alemã de Futebol (DFB, na sigla em alemão), Theo Zwanziger acusou o atual mandatário da entidade, Wolfgang Niersbach, de corrupção no caso que investiga se a Alemanha pagou propina a dirigentes da Fifa para ser escolhida como sede da Copa do Mundo de 2006.

PUB

Em entrevista à revista Der Spiegel, Zwanziger afirmou que o seu sucessor no cargo da DFB tinha conhecimento de um suposto "caixa dois", que seria utilizado para pagar suborno a integrantes do Comitê Executivo da Fifa - o órgão é responsável por escolher as sedes da Copa do Mundo.

"Havia com certeza um 'caixa dois' para a candidatura [alemã] da Copa do Mundo. E está claro que o atual presidente da DFB não ficou sabendo desse caixa há algumas semanas, como ele diz. Ele sabia disso desde 2005, pelo menos", declarou o ex-dirigente. "No meu modo de ver, Niersbach está mentindo."

As declarações de Zwanziger rebatem o que Niersbach afirmou na quinta-feira, em sua defesa. Ele confirmara que houve um pagamento feito à Fifa, como publicou a Der Spiegelna semana passada, mas esclareceu que o mesmo foi realizado para organização da Copa, em uma reunião ocorrida em 2002, dois anos depois de a Alemanha ter sido eleita sede da competição. Isso em uma votação realizada em 2000 pelo Comitê Executivo da entidade que controla o futebol mundial.

Niersbach disse que o acordo ocorreu durante uma reunião que contou com o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o então presidente do comitê organizador do Mundial, Franz Beckenbauer, em janeiro de 2002. Na última sexta, porém, a revista alemã informou que um "caixa dois" de 10,3 milhões de francos suíços (cerca de US$ 6 milhões na época) foi criado para comprar os votos de quatro representantes da Ásia no Comitê Executivo da Fifa. O atual chefe da DFB, entretanto, negou que isso tenha ocorrido.

Também nesta sexta-feira Niersbach foi rebatido pelo porta-voz do presidente da Fifa, Joseph Blatter, que está suspenso provisoriamente da entidade. Klaus Stoehlker afirmou que o suíço não teve reuniões privadas com o presidente da DFB e nem com Beckenbauer, no início de 2002. "Eu não sei de nada sobre este caso", afirmara Blatter, através do porta-voz. Com informações do Estadao Conteudo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Ceará Há 9 Horas

Tumor raro muda tonalidade da pele de jovem que busca tratamento

brasil Vendavais Há 8 Horas

Ventos fortes causam prejuízo bilionário no Brasil

fama Família Há 8 Horas

Viih Tube solta o verbo após declaração do pai: 'Pare de me expor'

politica BALEIA-ROSSI Há 8 Horas

Presidente do MDB diz que vídeo de Janja contra Nunes extrapolou qualquer padrão ético

fama Dramaturgia agora mesmo

Gagliasso comemora beijo gay na TV após ser censurado em novela de 2005: 'Foi um tesão'

fama Novela Há 10 Horas

'Não dava para começar trabalho cansada', diz Fernanda Torres sobre não ser Odete Roitman

fama Espiritualidade Há 7 Horas

Courteney Cox tenta se 'comunicar' com espírito de Matthew Perry

fama MC Poze Há 9 Horas

Esposa de MC Poze movimentou R$ 10 milhões com rifas fraudulentas

fama Redes Sociais Há 3 Horas

Tiago Leifert é detonado na web após discutir racismo com ativista

lifestyle Os Astros Dizem Há 10 Horas

Novembro traz mudanças: as previsões de uma astróloga para cada signo