Após 3ª noite no hospital, Alessandro Zanardi segue em estado grave

Zanardi, que foi atropelado durante uma volta ciclística e sofreu lesões na cabeça na última sexta-feira

© Getty

Esporte Fórmula 1 22/06/20 POR Estadao Conteudo

O novo boletim médico sobre o estado de saúde do italiano Alessandro Zanardi divulgado nesta segunda-feira mostrou que o quadro do ex-piloto de Fórmula 1 que virou campeão paralímpico ainda é considerado grave, mas estável. Em uma nova atualização, o hospital Santa Maria alle Scotte, em Siena, na Itália, disse que as condições clínicas seguem estáveis após a terceira noite de internação.

PUB

Zanardi, que foi atropelado durante uma volta ciclística e sofreu lesões na cabeça na última sexta-feira, segue com os parâmetros cardiorrespiratórios e metabólicos normais, mas o quadro neurológico permanece grave. Segundo Roberto Gusinu, diretor do hospital, o italiano continua sedado e recebendo ventilação mecânica.

"Avaliações neurológicas somente serão feitas quando os médicos decidirem qual é a situação, com base em alguns parâmetros. Com base nesses parâmetros, uma redução na sedação poderia ser decidida. A equipe de médicos fará suas avaliações nos próximos dias para que as ações sejam tomadas. Em qualquer caso, a comparação entre os médicos que tratam Zanardi é contínua", afirmou Gusinu em um comunicado oficial divulgado pelo hospital.

Zanardi, que perdeu as duas pernas em um acidente de automobilismo há quase 20 anos, está em coma induzido e ligado a um respirador desde que colidiu a sua bicicleta em um caminhão perto da cidade toscana de Pienza, durante uma corrida de revezamento na última sexta-feira. Os médicos explicaram que ele sofreu um grave trauma facial e craniano e alertaram para possíveis danos cerebrais.

O ex-piloto de Fórmula 1 competia em uma etapa do revezamento do Objetivo Tricolor, uma competição que reúne atletas paralímpicos em bicicletas de mão, triciclos ou cadeiras de rodas. O acidente ocorreu no quilômetro 146 da rodovia entre Pienza e San Quirico d’Orci.

Segundo informações da imprensa italiana, Zanardi teria perdido o controle da sua bicicleta de mão em uma descida, em uma curva, indo para a pista oposta. Na contramão, ele se chocou com um caminhão. Um vídeo divulgado pela emissora Tgr Rai Toscana mostra o que aparentemente era o equipamento de Zanardi tombado de lado na beira da estrada, parcialmente destruído.

Zanardi soma quatro medalhas de ouro paralímpicas. Ele competiu na Fórmula 1 entre 1991 e 1994, depois indo para o automobilismo norte-americano, onde foi campeão na Cart em 1997 e 1998, regressando no ano seguinte para a F-1.

Em 2001, um grave acidente em corrida da Cart na Alemanha o fez perder as duas pernas. O italiano ainda seguiria envolvido no automobilismo, mas aos poucos passou a se concentrar no esporte paralímpico. E faturou dois ouros nos Jogos de Londres-2012 e outros dois no Rio-2016.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Tiü França Há 20 Horas

Dono de carro que explodiu em Brasília anunciou atentado na internet

fama Luciano Camargo Há 21 Horas

Luciano fala sobre suposto afastamento de Zezé: "Meu tempo é caro"

politica Brasil Há 22 Horas

Suspeito de explosões tentou invadir STF antes de morrer; veja as imagens

fama Gisele Bündchen Há 22 Horas

Gisele Bündchen exibe pela primeira vez barriguinha de grávida em evento

mundo Casamento Há 23 Horas

Casal prepara casamento dos sonhos, mas convidados não aparecem; veja

fama Silvio Santos Há 20 Horas

Fã mostra foto da lápide de Silvio Santos, sepultado em local restrito

fama Fernanda Montenegro Há 20 Horas

Aos 95 anos, atriz Fernanda Montenegro entra para o Guinness

esporte Flamengo Há 20 Horas

Filipe Luís: 'Gabigol não será mais relacionado para jogos do Flamengo até segunda ordem'

lifestyle Doenças oncológicas Há 21 Horas

Câncer colorretal: sintomas iniciais e importância do diagnóstico precoce

politica Atentado Brasília Há 15 Horas

Imagens mostram autor do ataque ao STF detonando explosivo em Brasília