Deputado do PT questiona se Weintraub usou avião da FAB

O pedido de Padilha se baseia em publicação do grupo de hackers Anonymous Brasil, desta terça

© Agência Brasil

Política ALEXANDRE-PADILHA 24/06/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ex-ministro da Saúde e deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) enviou nesta quarta-feira (24) um requerimento de informação ao Ministério da Defesa questionando se o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub utilizou aeronave pertencente à Força Aérea Brasileira (FAB) para deixar o país.

PUB

"Em caso positivo, qual a justificava utilizada pelo senhor Abraham Weitraub ou pelo Ministério da Educação para o emprego do uso de aeronave pública para esta viagem?", questiona o documento, que também requer informações sobre o trajeto realizado, quais os custos da viagem para os cofres públicos e os nomes dos passageiros e tripulantes.

O pedido de Padilha se baseia em publicação do grupo de hackers Anonymous Brasil, desta terça (23), que pede informações sobre "o vôo de uma aeronave do modelo VC-2 partindo da ALA 1 na madrugada do dia 20 de junho em Brasília com destino à Flórida".

Weintraub viajou na sexta (19) para Miami e já se encontrava nos Estados Unidos na manhã de sábado (20), horas antes de a exoneração ser oficializada no Diário Oficial da União. Nesta terça, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) retificou a data de demissão do ex-ministro e estabeleceu que a exoneração passou a valer na sexta-feira.

A ida às pressas de Weintraub aos EUA antes mesmo de oficializada a sua demissão levantou dúvidas sobre como ele entrou em território americano e como vai permanecer no país com as restrições impostas a passageiros que chegam do Brasil em meio à pandemia do coronavírus.

Em pedido similar feito ao governo federal via Lei de Acesso à Informação, o gabinete do deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) questionou se Weintraub pegou avião da FAB na rota para deixar o Brasil, se usou passaporte diplomático e se foi recebido nos EUA por Nestor Forster, indicado a embaixador do Brasil em Washington.

Ministros de Estado têm direito a passaporte diplomático, e Weintraub foi beneficiado com o documento em julho de 2019, segundo informações do Ministério das Relações Exteriores. Não há informação oficial se ele fez uso desse passaporte e se viajou com a família.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Investigação Há 13 Horas

PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV

fama Harry e Meghan Markle Há 13 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

brasil Goiás Há 14 Horas

Piloto de avião que caiu em Goiás mandou vídeo dentro de aeronave

fama Beto Barbosa Há 9 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Viralizou Há 13 Horas

Rafa Vitti cita segredo sexual de Tatá na frente do pai da apresentadora

fama Ron Ely Há 15 Horas

Revelada causa da morte de Ron Ely, ator de 'Tarzan'

fama Vídeo Há 13 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

fama Redes Sociais Há 8 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

economia Banco do Brasil Há 15 Horas

Banco do Brasil: Clientes aplicaram R$ 4,7 mi no Tesouro via WhatsApp desde lançamento

lifestyle Culinária de luxo Há 12 Horas

As comidas mais caras do mundo: Você já provou alguma?