Agência decide manter vazão de Sobradinho, que chega a 4% de capacidade

A liberação de 900 metros cúbicos por segundo já é considerada uma condição extrema

© DR

Economia Reservatório 27/10/15 POR Estadao Conteudo

A Agência Nacional de Águas (ANA) decidiu prorrogar até o fim de novembro a vazão de água do reservatório de Sobradinho, na Bahia, atualmente em 900 metros cúbicos por segundo (m3/s). Não está afastada, porém, a possibilidade de o segundo maior reservatório do País ter sua liberação de água reduzida para inéditos 800 metros cúbicos, dada a situação crítica de Sobradinho.

PUB

Dados de segunda-feira, 26, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostram que Sobradinho está com apenas 4% da capacidade de água que pode armazenar, índice nunca atingido desde 1979, quando sua barragem foi fechada.

A liberação de 900 metros cúbicos por segundo já é considerada uma condição extrema, se levado em conta que, em situação regular, os órgãos ambientais permitem que a vazão mínima do lago artificial seja de 1,3 mil metros cúbicos por segundo. Os dados apontam que esta é a pior crise da Bacia do São Francisco - que abastece 97% da região Nordeste - nos 84 anos da série histórica.

"As entidades federais e estaduais envolvidas e os representantes dos setores usuários da bacia receberam um sinal para se preparem, pois, dependendo das condições hidrológicas futuras, a vazão mínima permitida poderá ser reduzida ainda mais. Uma nova reunião de avaliação será feita em novembro", declarou a ANA, em nota.

Na reunião, ficou decidido ainda que a vazão do reservatório de Três Marias, que fica acima de Sobradinho, localizado nas cabeceiras do Rio São Francisco, continuará em 500 m3/s até o final de novembro, com o propósito de aliviar a situação de Sobradinho.

"Três Marias é uma das reservas estratégicas para a segurança hídrica da bacia, que pode ser fundamental caso o próximo período úmido seja abaixo da média, semelhante ao que vem sendo observado nos últimos anos na região", informou a ANA.

Desde abril de 2013, a operação dos reservatórios da Bacia do São Francisco vem sendo feita de forma especial e com acompanhamento periódico. A operação evitou que esses reservatórios atingissem o nível mínimo operacional ainda em 2014, segundo a ANA. Atualmente o volume total da bacia do Rio São Francisco é de 8,69% do seu volume útil. Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-JUSTIÇA Há 15 Horas

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

fama Beto Barbosa Há 16 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Uberlândia Há 11 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

lifestyle Aquecimento global Há 18 Horas

Aproveite bem o chocolate: Ele e outros alimentos podem estar com os dias contados

fama Redes Sociais Há 15 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama Kate Cassidy Há 12 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

fama Paris Hilton Há 18 Horas

Paris Hilton diz que nunca se submeteu a procedimentos estéticos

mundo autobiografia Há 17 Horas

Angela Merkel relembra episódio em que Putin soltou cadela numa reunião

fama MARIA-FLOR Há 14 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama Ilhas Há 13 Horas

Famosos e suas ilhas privadas: Quem é o dono de um refúgio brasileiro?