Venezuela decreta aumento de 30% para docentes

A inflação anual na Venezuela deverá ser superior a 180%

© Reuters

Mundo Nicolás Maduro 29/10/15 POR Notícias ao Minuto

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, decretou, esta quarta-feira, um aumento salarial de 30% para os professores do setor público com o objetivo de proteger os rendimentos dos docentes face a uma inflação que ronda os 85%.

PUB

"Decidi que todo o quadro de professores do setor educativo recebem um aumento de 30% adicional para o final do ano", disse, durante uma cerimônia pública, indicando que a atualização visa proteger os trabalhadores de uma inflação que ronda, segundo dados oficiais, 85%.

Maduro considera que este índice elevado é consequência da "guerra econômica" da oposição com o fim de desestabilizar o seu governo.

"Há que proteger o rendimento dos trabalhadores face à guerra econômica, e agora a decisão não é apenas proteger e perseguir a guerra econômica, é ir à frente da guerra econômica e da inflação induzida", disse.

O chefe de Estado venezuelano decretou, no dia 15, um aumento do salário mínimo de 30% e ajuste na mesma medida em todas as tabelas e escalões da administração pública.

Com o novo aumento (o quarto em 2015), que produz efeitos em novembro, o salário mínimo dos venezuelanos sobe de 7.421,66 para 9.649 bolívares (de 1.033 para 1343,49 euros).

Os venezuelanos queixam-se com frequência dos altos preços dos produtos, num país onde um café custa 70 bolívares (9,74 euros) e um quilograma de carne de vaca ronda os 1.500 bolívares (208,85 euros) à taxa de referência oficial de 6,30 bolívares por cada dólar norte-americano, usada para a importação de produtos prioritários.

No início do mês, o Centro de Documentação e Análise Social (Cendas) da Federação Venezuelana de Professores divulgou um relatório em que assinalou que uma família de cinco membros precisa de dez salários mínimos para adquirir o "cabaz de produtos básicos".

Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Comissão Econômica para a América Latina e Caríbe, (Cepal) a inflação anual na Venezuela deverá ser superior a 180%.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 16 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 16 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 9 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 16 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Realeza britânica Há 9 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 17 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 16 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 12 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 11 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

brasil Tragédia Há 16 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos