Lesão de Ceni costuma exigir até um mês de recuperação

A 40 dias de encerrar a carreira, goleiro tenta se recuperar o mais rápido possível de uma ruptura do ligamento tíbio-fibular do pé direito

© Divulgação

Esporte Machucado 30/10/15 POR Notícias ao Minuto

O goleiro Rogério Ceni corre o risco de se aposentar antes do previsto. Aos 42 anos de idade e com mais 40 dias de carreira, o jogador do São Paulo vai tentar se recuperar de uma ruptura do ligamento tíbio-fibular do pé direito para voltar a atuar a tempo de se despedir do futebol. O prazo médio de recuperação desse problema chega a ser de um mês.

PUB

A lesão foi sofrida ainda no primeiro tempo da derrota por 3 a 1 para o Santos, na Vila Belmiro, pela Copa do Brasil. Logo no primeiro minuto Ceni se chocou com Lucas Lima quando tentava repor a bola em jogo e foi substituído no intervalo.

Na tarde da última quinta-feira, o goleiro foi submetido a um exame de ressonância magnética para avaliar a gravidade da lesão. O clube evitou definir um prazo para o retorno de Ceni.

A atual temporada é a última do goleiro antes da aposentadoria. Eliminado na Copa do Brasil, o São Paulo tem mais seis partidas pelo Campeonato Brasileiro até o fim do ano, quando vai decidir vaga na Copa Libertadores.

Segundo especialistas em ortopedia ouvidos pela reportagem, a lesão de Ceni exige até um mês de recuperação e, caso esse prazo seja necessário, o jogador voltaria aos gramados apenas na última rodada da competição nacional, contra o Goiás, no Serra Dourada. "Em atletas profissionais, geralmente o retorno completo se dá em até um mês, dependendo do grau da lesão e da resposta desse atleta ao tratamento", disse o médico Eduardo Palmieris, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

Porém, de acordo com pessoas próximas a Ceni, o afastamento deve ser mais curto. Por ser dedicado ao trabalho de recuperação, a tendência é um possível retorno em 15 dias. "Clinicamente ele apresentou uma melhora razoável, pelo menos consegue andar com pouca dor. Na saída do jogo ele sentia bastante. A lesão é razoavelmente extensa e infelizmente vai demandar um tempo de afastamento", disse o médico do São Paulo, José Sanchez.

Ceni vai fazer trabalho integral no departamento médico para tentar se recuperar. A ausência dele é certa para o jogo deste sábado, contra o Sport, no Morumbi, e é considerada provável para a partida com o Cruzeiro, no dia 8 de novembro, no Mineirão. "Raros são os casos cirúrgicos. Geralmente se opta pelo método conservador, onde alia-se fisioterapia e medicação", explicou Palmieris.

O substituto do goleiro é uma incógnita. Dênis entrou no segundo tempo contra o Santos e encerrou o período de um ano sem atuar. Mas Renan Ribeiro recebeu a chance de jogar em 11 vezes no ano e pode ser o escolhido. Os dois têm participado de um rodízio para ficar no banco. O técnico Doriva disse na última semana ainda não ter definido quem será o titular no gol no próximo ano. Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 22 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 22 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 20 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 22 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 22 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 22 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 21 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 22 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 21 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia