Setor supermercadista atinge maior nível de pessimismo

70% dos empresários do setor estão pessimistas em relação ao momento atual e futuro

© DR/USP Imagens

Economia Setembro 01/11/15 POR Notícias Ao Minuto

Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo (PCS/APAS) desenvolvida pela APAS - Associação Paulista de Supermercados em setembro aponta que apenas 6% dos empresários do setor supermercadista estão otimistas em relação ao ambiente econômico atual e futuro. O total de pessimistas atingiu 70% dos empresários deste segmento, este é o maior percentual de toda a série histórica.

PUB

Os resultados demonstram um cenário de confiança em níveis baixos, refletindo o momento econômico e político vivenciado atualmente no Brasil, de acordo com o economista Rodrigo Mariano, gerente do departamento de Economia e Pesquisa da APAS. "Na maior parte dos itens pesquisados os empresários do setor demonstram baixo ou nenhum grau de otimismo em relação à percepção atual ou a expectativa futura. Isso pode ser verificado, por exemplo, em relação à taxa de inflação que registrou otimismo de 0%, ou seja, nenhum dos empresários possui a percepção de que a inflação apresente redução no curto prazo", disse.

Rodrigo afirmou ainda que a inflação elevada e persistente aliada ao desempenho fraco da atividade econômica tem afetado o otimismo do setor, que apresenta, desde meados de 2013, baixo nível de confiança na economia brasileira. "Este cenário vem se degradando mês após mês diante do agravamento da crise política e econômica que é vivenciada e afeta o ambiente de negócios, ao impactar a confiança dos empresários e dos consumidores", afirma.

Com relação apenas ao momento atual, o otimismo do setor supermercadista atingiu 7%, já o pessimismo foi verificado em 74%. Para o economista, esse cenário reflete extrema falta de confiança na economia, que tem gerado elevação do desemprego, impactado na vida cotidiana das famílias, e ainda a instabilidade econômica instalada no Brasil.

No que diz respeito somente à expectativa em relação ao futuro, 5% apontaram otimismo, enquanto 66% se mostraram pessimistas. Por mais um mês o indicador de otimismo em relação à expectativa futura é inferior à percepção atual (5% contra 7%).

Segundo Rodrigo, os indicadores apontam não apenas um baixo nível de confiança, mas também de "esperança", já que o indicador referente à expectativa futura para a economia brasileira apresenta resultados similares ao indicador geral. "O remédio amargo para a busca de uma retomada do crescimento econômico tem afetado o setor supermercadista, e este impacto negativo nas vendas é o preço que empresários e consumidores estão pagando pelos anos de má condução da política econômica do país", finaliza.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 16 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 16 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 9 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 16 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Realeza britânica Há 9 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 17 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 17 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 12 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 11 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

brasil Tragédia Há 16 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos