© DR
Muitas pessoas tentam emagrecer e não conseguem. Mesmo seguindo dietas e praticando exercícios físicos, o resultado final nunca aparece. O doutor em fisiologia humana e biofísica, Ricardo Zanuto, explicou ao site Viva Mais, quais os principais erros cometidos por quem tenta emagracer e não obtêm resultados:
PUB
Não tomar café da manhã: ficar em jejum não queima gordura, queima músculos. O corpo fica sem energia e queima músculos para manter as suas funções vitais. Não tomar café da manhã também desacelera o metabolism e dificulta a queima de calorias ao longo do dia.
Estresse: o especialista explica que altos níveis de nervosa e ansiedade estão relacionados a quadros de sobrepeso e obesidade. Isso porque o nervosismo influencia no nosso comportamento e metabolismo, estimulando a compulsão alimentar. A compulsão alimentar eleva os níveis de cortisol no corpo e reduz a testosterona. Segundo o especialista, níveis muito altos de cortisol no organismo colaboram para a queima de massa magra, desacelerando o metabolismo.
Não praticar exercícios físicos: isto é fundamental para quem quer perder peso. O sedentarismo é prejudicial para a saúde física e emocional. A atividade física regular é aquela praticada pelo menos quatro vezes por semana por, no mínimo, 40 minutos.
Dormir pouco ou ter um sono ruim: estudos apontam que o sono interfere diretamente no nosso metabolismo, influenciando no sobrepeso, na obesidade, no diabetes e até nos níveis de estresse e cortisol em nosso corpo.
O especialista explica que, quando dormimos produzimos um hormônio chamado melatonina – que, em quantidade insuficiente, pode gerar diversos males à saúde. Dormir mal também deixa a pessoa cansada, desacelera o metabolismo e aumenta o estresse, fatores que podem colaborar para o acúmulo de gordura. O ideal é dormir de seis a oito horas todos os dias e evitar alimentos estimulantes, como café, chocolate e bebidas à base de cola ou guaraná até seis horas antes de dormir.