Maia: debate sobre reforma tributária deve ser retomado na quarta

Já a votação do Fundeb pela Câmara deve acontecer na próxima semana, segundo o presidente da Casa.

© Marcos Corrêa/PR

Economia reforma tributária 14/07/20 POR Estadao Conteudo

A Câmara deve retomar na quarta-feira, 15, os debates sobre a reforma tributária. O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), aguardava a retomada da comissão mista, que reúne deputados e senadores, mas não foi possível, por isso, dará continuidade apenas na Câmara.

PUB

"Se pudermos retomar o debate com o Senado muito melhor, mas acredito que um novo IVA - Imposto Sobre o Valor Adicionado - nacional, simplificando os impostos sobre consumo, é muito importante, urgente e vai ser base importante da recuperação da confiança de nosso País. Então, vamos retomar esse debate", disse ele.

Meio ambiente

O presidente da Câmara voltou a afirmar a importância do meio ambiente para o futuro do País e atração de investimentos. "Venho alertando sobre esse tema desde o ano passado", disse. "O tema do meio ambiente é muito importante para o futuro do nosso País, o impacto nas mudanças climáticas, sabemos que a floresta Amazônica tem um peso muito grande nos resultados do País. Reafirmar os acordos que o Brasil assinou nos últimos anos é muito importante", afirmou.

Em meio às maiores taxas de alerta de desmatamento da Amazônia dos últimos cinco anos, foi exonerada nesta segunda-feira, 13, a pesquisadora responsável pelo grupo que monitora oficialmente a devastação florestal no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Lubia Vinhas foi retirada do cargo de coordenadora-geral de Observação da Terra do Inpe, departamento responsável pelos sistemas Deter e Prodes, que acompanham o desmatamento da Amazônia.

Ao ser questionado sobre essa exoneração, Maia falou da importância do tema e disse que o cuidado com o meio ambiente precisa ser sinalizado não só com palavras, mas com ações concretas.

Ele disse ainda que é necessário o fortalecimento de agências ligadas ao meio ambiente.

Fundeb

A votação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) pela Câmara dos Deputados deve acontecer na próxima semana, segundo o presidente da Casa.

"O governo pediu que nós construíssemos as condições para que o novo ministro pudesse participar do debate", disse Maia.

Segundo ele, a relatora da Proposta de Emenda à Constituição que trata do tema, deputada Dorinha Seabra (DEM-TO), está aguardando um convite ao novo ministro da Educação, Milton Ribeiro, para debater o tema.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia pacote fiscal Há 18 Horas

Pacote Fiscal: Veja o que o Congresso manteve ou alterou nas medidas do governo

fama Rio de Janeiro Há 18 Horas

Mário Gomes volta à mansão após despejo

fama Viralizou Há 18 Horas

Influencer é acusada de trair o marido tetraplégico em cruzeiro

fama PRETA-GIL Há 12 Horas

Madrastra atualiza estado de saúde de Preta Gil e fala em recuperação lenta

lifestyle Previsão do futuro Há 20 Horas

O que Nostradamus acertou e o que ainda pode acontecer em 2024?

justica São Paulo Há 18 Horas

Vizinho que esquartejou menino de 10 anos disse que 'invejava crianças'

fama Patrick Swayze Há 20 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil BR-116 Há 12 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Vanessa Carvalho Há 13 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

esporte DENÍLSON-JOGADOR Há 17 Horas

Denílson se despede da Band após 14 anos na emissora