Sem Gabigol, Flamengo joga por empate contra o Flu para ser campeão

A disputa desta quarta ocorrerá novamente em um estádio vazio por causa do risco de disseminação da Covid-19

© Getty

Esporte FLAMENGO-FLUMINENSE 15/07/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Flamengo e Fluminense decidem nesta quarta-feira (15), às 21h, o título de campeão carioca de 2020. O time rubro-negro, vencedor da primeira partida por 2 a 1, joga pelo empate para levantar o troféu estadual pela 36ª vez em sua história.

PUB

Para o confronto decisivo, o Flamengo não contará com seu principal artilheiro. Gabigol foi expulso nos instantes finais da primeira partida sob a alegação de reclamação acintosa no momento em que era substituído por Léo Pereira. O goleador marcou oito vezes no Estadual, mas ainda não fez nenhum desde a retomada do Carioca após a paralisação por causa da pandemia do novo coronavírus.

Veja também: Jorge Jesus chega a acordo e fecha com o Benfica, diz canal português

A disputa desta quarta ocorrerá novamente em um estádio vazio por causa do risco de disseminação da Covid-19. Mas, apesar da ausência de torcedores, o clima de rivalidade está mantido em campo. Desde a final da Taça Rio -vencida pelo Flu nos pênaltis em uma decisão contra o Flamengo-, os ânimos se acirraram, tendo os técnicos Jorge Jesus (Flamengo) e Odair Hellmann (Fluminense) como protagonistas.

Primeiro foi a vez de Jesus chiar do comportamento do Fluminense na final da Taça Rio -a vitória tricolor impediu que os rubro-negros conquistassem a taça por antecipação. "Foram melhores que nós e jogaram para não perder por muito. Estão de parabéns", disse o treinador em tom de crítica ao sistema de jogo do adversário.

Ao final do primeiro jogo da decisão estadual, foi a vez de Odair Hellmann entrar em cena ao reclamar com a arbitragem do pouco tempo de acréscimo ao fim da partida. Em meio às queixas, houve uma discussão ríspida com João de Deus, assistente-técnico do Flamengo.

"Da outra vez, eles [Flamengo] reclamaram dos acréscimos, hoje eu comentei. Aí, teve um desrespeito de membro da comissão técnica deles [João de Deus]. O Diego me pediu para ter calma, mas disse que ele iria me respeitar. Que ele tenha respeito da próxima vez, não fica bacana para o esporte e para o grande jogo que foi", explicou Hellmann.

Fora de campo, os dois clubes também tiveram bastante divergência recentemente. O Flamengo liderou a retomada rápida do Campeonato Carioca, enquanto o Fluminense não queria entrar em campo enquanto a pandemia avançava no Rio de Janeiro. O time tricolor ainda se mostrava contrariado com o fato de os rubro-negros terem voltado a treinar bem antes de seus adversários.

Rivalidade à parte, o Fluminense terá de buscar uma reviravolta para sair de campo com o 32º título de sua história. A equipe tricolor, que venceu o Estadual pela última vez em 2012, precisa ganhar por dois gols de diferença. Se vencer por um gol, a decisão irá para disputa por pênaltis.Para a decisão, a mudança do Fluminense é a volta do zagueiro Nino, que não atuou na primeira partida por causa de uma lesão no joelho. Digão volta para a reserva. O restante do time é o mesmo. Outra novidade é a presença no banco de reservas do meio-campista Paulo Henrique Ganso, que está recuperado de uma lombalgia. Já o centroavante Fred continua fora.

Pelo Flamengo, o centroavante Pedro, cria do Fluminense, será o substituto de Gabigol. Pedro vem se destacando mesmo como um reserva, marcou duas vezes nas duas partidas contra o arquirrival nesta semana e é o artilheiro rubro-negro desde a retomada do futebol carioca. Desde que foi contratado, ele já anotou seis gols em 13 jogos.

Outro problema para o técnico Jorge Jesus está na lateral direita. Rafinha deixou a primeira partida com dores no tornozelo e só deve saber se jogará momentos antes da partida. Se entrar na lista de desfalques, o jovem Matheuzinho deve ser o seu substituto.

FLAMENGODiego Alves; Rafinha (Matheuzinho), Rodrigo Caio, Gustavo Henrique (Léo Pereira), Filipe Luís; Willian Arão, Gérson, Everton Ribeiro, Arrascaeta; Pedro, Bruno Henrique.

T.: Jorge Jesus

FLUMINENSE

Muriel; Gilberto, Nino, Matheus Ferraz, Egídio; Hudson, Dodi, Yago Felipe, Nenê; Marcos Paulo, Evanílson.

T.: Odair Hellmann

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Horário: 21h desta quarta-feira (15)

Árbitro: Grazianni Maciel Rocha

Transmissão: SBT

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 8 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 9 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 22 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 9 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

tech Aplicativo Há 8 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Mal de parkinson 22/12/24

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

brasil Tragédia Há 2 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Emergência Médica Há 9 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 9 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama Condenados Há 17 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)