© DR
A Associação Brasileira de Shopping Centers prevê que a Black Friday, dia de super promoções na última sexta-feira de novembro, possa trazer algum respiro aos negócios do setor, que sofre pela queda da confiança do consumidor e teve vendas menores ao longo do ano.
PUB
Para o diretor-presidente da Abrasce, Glauco Humai, "a Black Friday vem com tudo. O pessoal (lojistas) vai tentar antecipar ao máximo os ganhos".
Ainda de acordo com o executivo, as promoções no final do mês podem ter algum impacto sobre as vendas de fim de ano, época mais importante para o varejo. A previsão é de que os consumidores vão antecipar as compras de Natal, principalmente celulares e eletrodomésticos, o que pode diminuir o valor médio gasto em dezembro.
Segundo varejistas, o segmento de consumo que vem apresentando maior dificuldade de vendas em 2015 é o de eletroeletrônicos, que no ano passado teve na Black Friday a data mais próspera em termos de vendas. Segundo a companhia de pesquisa de mercado GfK, a data respondeu por 34% das vendas totais de eletroeletrônicos dos meses de novembro e dezembro de 2014 e de janeiro deste ano.