© Reuters
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub publicou nas redes sociais uma fotografia em que, em um quadro e em um boneco, o super-herói Homem de Ferro aparece com seu rosto. A embalagem do bonequinho e o quadro contam com o título "Ministro de Ferro".
PUB
"Estão analisando a viabilidade do brinquedo. Evita que seu filho vire comunistinha de cabelo roxo e piercing no mamilo", escreveu Weintraub.
<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="pt" dir="ltr">Estão analisando a viabilidade do brinquedo. Evita que seu filho vire comunistinha de cabelo roxo e piercing no mamilo . <a href="https://t.co/HXKkavcLkf">pic.twitter.com/HXKkavcLkf</a></p>— Abraham Weintraub (@AbrahamWeint) <a href="https://twitter.com/AbrahamWeint/status/1283786649902743552?ref_src=twsrc%5Etfw">July 16, 2020</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ironizou a publicação de Weintraub, de cuja gestão foi um crítico constante.
"Será que o compliance do Banco Mundial já viu esse tuíte", escreveu Maia.
<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="pt" dir="ltr">Será que o compliance do Banco Mundial já viu esse tuíte? <a href="https://t.co/giCAkcfImM">https://t.co/giCAkcfImM</a></p>— Rodrigo Maia (@RodrigoMaia) <a href="https://twitter.com/RodrigoMaia/status/1283796815821836288?ref_src=twsrc%5Etfw">July 16, 2020</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>
Weintraub é investigado no âmbito de inquérito que apura ataques ao STF. Em 22 de abril, em encontro com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e outros líderes do Executivo, ele chamou os ministros da corte de "vagabundos" e defendeu a prisão deles.
Ele, então, deixou o Brasil rumo aos Estados Unidos, com o propósito de ocupar uma diretoria no Banco Mundial. A associação de empregados do banco mandou uma carta para comissão de ética da entidade criticando a escolha de Weintraub pelo governo Jair Bolsonaro (sem partido).