© DR
Os mercados globais de petróleo deverão ficar mais equilibrados no próximo ano, à medida que a demanda continuar crescendo, afirmou o secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Abdalla Salem el-Badri.
PUB
"A expectativa é que o mercado retorne para uma situação de maior equilíbrio em 2016", disse Badri, ao discursar durante uma rodada de discussões em Catar. O discurso foi publicado no site da Opep.
Segundo Badri, a Opep prevê que a demanda manterá "seu recente crescimento saudável", diminuição na oferta de fora do cartel e maior demanda pelo petróleo do grupo.
Badri também ponderou que o atual ciclo que os mercados de petróleo atravessam foi causado por excesso de oferta e que o mercado está absorvendo essa nova realidade e se acomodando gradualmente.
"Como ocorreu em ciclos anteriores, a indústria vai superar o atual. Na verdade, os ciclos têm ajudado a tornar (o mercado) cada vez mais resistente e eficiente", disse Badri.
O chefe da Opep comentou ainda que o mercado enfrenta outros desafios, como a perspectiva incerta da economia global, questões e preocupações ambientais, especulação excessiva e o papel dos mercados financeiros.
Badri prevê que a demanda por petróleo crescerá em cerca de 17 milhões de barris por dia até 2040, atingindo quase 110 milhões de barris por dia. Cerca de 70% dessa expansão deverá vir da região asiática em desenvolvimento, explicou ele.
Badri disse ainda que as necessidades de investimento da indústria petrolífera estão estimadas em cerca de US$ 10 trilhões até 2040. Com informações do Estadão Conteúdo.