OMS preocupada com aceleração da Covid-19 na África

"Numa altura em que a África do Sul atravessa um surto muito grave, penso que isso é um sinal do que o continente poderá confrontar se não forem tomadas medidas urgentes", advertiu Michael Ryan.

© DR

Mundo África 20/07/20 POR Notícias Ao Minuto Brasil

A Organização Mundial de Saúde (OMS) se mostrou hoje preocupada com a aceleração da epidemia de covid-19 no continente africano, que até agora tinha estado relativamente incólume. "Estou muito preocupado com o fato de começarmos a assistir a uma aceleração da doença na África, e todos devemos levar isto muito a sério e mostrar solidariedade" com os países afetados, disse Michael Ryan, diretor de Emergências de Saúde da OMS, em coletiva de imprensa em Genebra.

PUB

A África é o segundo continente menos afetado pela covid-19, com mais de 15.160 mortos, à frente da Oceânia, de acordo com dados recolhidos hoje pela AFP junto de fontes oficiais.

Mas a África do Sul, o país mais afetado pela pandemia no continente, ultrapassou no domingo a marca das 5.000 mortes.

"A África do Sul corre o risco de ser um precursor do que irá acontecer no resto de África", advertiu Michael Ryan, salientando que o país tinha registrado "os seus primeiros casos muito cedo".

O responsável salientou que a doença tinha se propagado primeiro nas regiões mais ricas da África do Sul e que agora a propagação se generalizou, afetando "as zonas mais pobres, nas cidades e nas zonas rurais".

Se a epidemia está acelerando na África do Sul, com uma progressão de 30% na última semana, ela não o faz mais rápido do que em muitos outros países do continente, advertiu. E acrescentou que houve um aumento da progressão da pandemia de 31% no Quênia, de 26% na Etiópia, de 50% em Madagascar, de 57% na Zâmbia, de 69% na Namíbia e de 66% no Botswana.

Embora o número total de casos nestes países continue baixo por agora, "penso que começamos a ver uma aceleração contínua da transmissão em alguns países da África subsaariana, assinalou.

"Numa altura em que a África do Sul atravessa um surto muito, muito grave, penso que isso é um sinal do que o continente poderá confrontar se não forem tomadas medidas urgentes", advertiu Michael Ryan.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 606 mil mortos e infectou mais de 14,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 15 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 15 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 8 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 15 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 23 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 8 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 16 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 15 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 11 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 15 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos