Australiano da marcha atlética quer ouro de russo em Londres-2012

Tallent perdeu o lugar mais alto do pódio nos Jogos para o russo Sergey Kirdyapkin, suspenso pela Federação Russa de Atletismo em janeiro

© Reuters

Esporte Marcha 10/11/15 POR Estadao Conteudo

O australiano Jared Tallent, prata na Olimpíada de Londres, em 2012, na prova da marcha atlética, reivindica a medalha de ouro um dia depois da divulgação do relatório da Agência Mundial Antidoping (Wada), que acusa o governo da Rússia de cumplicidade em doping de seus competidores no atletismo. Tallent perdeu o lugar mais alto do pódio nos Jogos para o russo Sergey Kirdyapkin, suspenso pela Federação Russa de Atletismo em janeiro. A Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) também foi duramente criticada pelo australiano.

PUB

"As alegações da Wada são absolutamente chocantes por descobrir que o homem que me venceu em Londres, Sergei Kirdyapkin, provavelmente deveria ter sido banido já em 2011. Mas a IAAF não se prontificou a bani-lo até depois dos Jogos Olímpicos em Londres. Então, deixá-lo competir mesmo sabendo que era um atleta dopado e ele ir lá e levar a melhor sobre mim pela medalha de ouro é bem devastador. Te irrita só de saber que a federação internacional, que deveria estar protegendo os atletas limpos, estava cuidando dos dopados", desabafou Tallent.

Como medida, o COI suspendeu por tempo indeterminado o título de membro honorário de Lamine Diack, ex-dirigente da IAAF. O cartola foi acusado de ter recebido dinheiro para esconder casos de doping da Rússia. Ele próprio disse que os russos não seriam punidos ou suspensos depois da reportagem da TV alemã ARD contando os casos de doping. Foi esse documentário que motivou a Wada a investigar o caso.

De acordo com o relatório da Wada, agentes do serviço de inteligência da Rússia estavam infiltrados no serviço antidoping dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, em 2014. O documento diz que "a imparcialidade, o julgamento e a integridade foram comprometidos pela vigilância dos russos dentro do laboratório". As denúncias são devastadoras, de acordo com a Agência Mundial Antidoping, com o envolvimento da federação russa, médicos, chefes de delegação e treinadores. Um total de 1.417 amostras de controle de doping teriam sido destruídas, de acordo com o relatório.

Após apresentar o relatório, de mais de 300 páginas, a Wada pediu a suspensão da delegação russa de todas as competições de atletismo, inclusive dos Jogos Olímpicos do Rio. Em Londres, a Rússia ficou em quarto lugar no quadro geral de medalhas, com 82 conquistas em todas as modalidades. Foram 24 medalhas de ouro, 26 de prata e 32 de bronze. Com informações do Estadao Conteudo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 9 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 10 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 23 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 3 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

brasil Tragédia Há 10 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

tech Aplicativo Há 9 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Emergência Médica Há 10 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Condenados Há 18 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

brasil Tragédia Há 10 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama 80s Há 20 Horas

Os casais mais icônicos dos anos 1980