Interino confirma ligação de Beckenbauer e Warner e cobra explicação

Beckenbauer tem sido acusado de estabelecer relações ilícitas para garantir que a competição acontecesse no país

© Reuters

Esporte Federação 10/11/15 POR Estadao Conteudo

Um dos presidentes interinos na Federação Alemã de Futebol (DFB), Rainer Koch, veio a público nesta terça-feira para cobrar explicações do ídolo nacional Franz Beckenbauer. O ex-jogador tem o nome cada vez mais ligado ao escândalo de corrupção que estourou no país nas últimas semanas e culminou, inclusive, na renúncia do presidente da DFB, Wolfgang Niersbach, na última segunda.

PUB

Líder da candidatura alemã para sediar a Copa do Mundo de 2006, e posteriormente presidente do Comitê Organizador do torneio, Beckenbauer tem sido acusado de estabelecer relações ilícitas para garantir que a competição acontecesse no país. A pressão aumentou nesta terça-feira, quando dois jornais locais garantiram a ligação do ex-jogador com o ex-dirigente da Fifa Jack Warner.

Em meio a tantas acusações contra o astro, Koch cobrou que Beckenbauer se explique e manifeste sua posição. "Nós apelamos a ele que se coloque mais próximo e dê uma explicação sobre o que aconteceu", declarou o dirigente, um dos dois presidentes interinos da DFB neste momento.

O próprio Koch, aliás, foi o responsável por confirmar algumas das acusações contra Beckenbauer. Nesta terça, ele admitiu que o ex-jogador assinou um contrato em 2000 se comprometendo a prestar "vários serviços" a Warner quatro dias antes da escolha da Alemanha como sede do Mundial de 2006.

A denúncia havia sido feita pelos jornais The Sueddeutsche Zeitung e Bild, que trouxeram à tona o contrato assinado por Beckenbauer, que prometia ingressos e partidas amistosas a Jack Warner dias antes de a Alemanha vencer a África do Sul na eleição para sede da Copa por apenas um voto. Segundo o Bild, no entanto, o documento nunca entrou em vigor.

Na época, Warner era o presidente da Concacaf. Depois de anos enfrentando acusações por corrupção, o dirigente foi banido pelo resto da vida de qualquer atividade relacionada ao futebol no último mês de setembro. A Fifa justificou a punição a seu ex-vice-presidente em comunicado: "Cometeu muitos atos de má conduta continuamente e repetidamente durante seu tempo como um dirigente em diferentes bem estimadas e influentes posições na Fifa e na Concacaf".

Antes da acusação de ligação com Warner, Beckenbauer já vinha enfrentando a pressão da opinião pública alemã por ter sido apontado como líder de um esquema que teria pago suborno de mais de US$ 6 milhões a dirigentes para garantir o país como sede do Mundial. O ex-jogador chegou a confirmar que havia enviado o dinheiro e que se tratava de um "erro", mas garantiu que agiu de maneira lícita e que a verba tratava-se de uma garantia financeira para que a Fifa desse à Alemanha uma quantia já disponível para a organização do torneio. Com informações do Estadao Conteudo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Ceará Há 9 Horas

Tumor raro muda tonalidade da pele de jovem que busca tratamento

brasil Vendavais Há 8 Horas

Ventos fortes causam prejuízo bilionário no Brasil

fama Família Há 8 Horas

Viih Tube solta o verbo após declaração do pai: 'Pare de me expor'

politica BALEIA-ROSSI Há 8 Horas

Presidente do MDB diz que vídeo de Janja contra Nunes extrapolou qualquer padrão ético

fama Dramaturgia agora mesmo

Gagliasso comemora beijo gay na TV após ser censurado em novela de 2005: 'Foi um tesão'

fama Novela Há 10 Horas

'Não dava para começar trabalho cansada', diz Fernanda Torres sobre não ser Odete Roitman

fama Espiritualidade Há 7 Horas

Courteney Cox tenta se 'comunicar' com espírito de Matthew Perry

fama MC Poze Há 9 Horas

Esposa de MC Poze movimentou R$ 10 milhões com rifas fraudulentas

fama Redes Sociais Há 3 Horas

Tiago Leifert é detonado na web após discutir racismo com ativista

lifestyle Os Astros Dizem Há 10 Horas

Novembro traz mudanças: as previsões de uma astróloga para cada signo