Equipamento inédito para detectar matéria negra é inaugurado hoje na Itália

A matéria escura é um dos ingredientes principais do universo

© DR

Tech Cosmos 11/11/15 POR Notícias Ao Minuto

A colaboração internacional XENON inaugura nesta quarta-feira (11), na Itália, o XENON1T, equipamento com uma "sensibilidade sem precedentes" para detectar matéria escura. É um fato científico a existência de cinco vezes mais matéria no universo do que a que é conhecida, mas "esta parcela dominante", denominada matéria escura ou matéria negra, continua a ser um mistério, afirmam os investigadores, que acreditam que este novo instrumento, "o mais sensível alguma vez produzido pela humanidade para este fim", será fundamental para a sua detecção.

PUB

A matéria escura "é um dos ingredientes principais do universo. Cerca de cem mil destas partículas passam a cada segundo pela cabeça de um dos nossos dedos, mas, apesar da sua abundância, ainda não foram observadas por qualquer das dezenas de experiências que se têm feito por todo o mundo nas últimas décadas", disse à agência Lusa José Matias, coordenador da equipe portuguesa de investigadores envolvida no projeto.

"Isto significa que são necessários instrumentos com maior sensibilidade para registar este tipo de matéria" e foi isso que foi criado por esta colaboração internacional, que envolve 20 grupos de investigação de nove países.

O XENON1T utiliza o "gás raro xenônio como material para detecção da matéria escura, resfriado a -95°C para se tornar líquido, num total de 3,5 toneladas". E para "se poder identificar os raríssimos sinais esperados, os cientistas da colaboração criaram o ambiente com a menor radioatividade que já alguma vez existiu no planeta Terra", sublinha José Matias.

"Este feito conseguiu-se pela seleção criteriosa de todos os materiais (até os menores parafusos) que compõe o XENON1T", acrescenta.

Quando estiver funcionando a 100% da sua capacidade, o XENON1T será o instrumento mais sensível para a detecção de matéria escura, estando previsto que isso aconteça no início do próximo ano e, simultaneamente, que o aparelho atinja os objetivos traçados no prazo de dois anos.

É mesmo possível que a matéria escura venha a ser descoberta nos próximos dois anos, admite José Matias. Mas se isso não vier a acontecer neste espaço de tempo e se forem encontrados "apenas indícios", a colaboração XENON estará numa posição excelente para avançar para a fase seguinte do projeto (XENONnT).

O instrumento proposto para 2018 terá um alvo duas vezes maior e utilizará as infraestruturas que hoje são inauguradas e que têm potencialidade para aumentar dez vezes a sensibilidade à detecção de matéria escura.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 16 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 16 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 9 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 16 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Realeza britânica Há 9 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 17 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 17 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 12 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 12 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

brasil Tragédia Há 16 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos