Pluralismo da mídia se reduz na Europa

Em países como a Hungria, por exemplo, o governo criou lei que permitia prender jornalistas que "atrapalhassem o combate à doença"

© DR

Mundo União Européia 23/07/20 POR Folhapress

BRUXELAS, BÉLGICA (FOLHAPRESS) - A mídia europeia se tornou menos pluralista nos últimos anos, concluiu o relatório MPM2020 (Monitor de Pluralismo da Mídia), que identifica riscos com base em 20 indicadores em quatro áreas: segurança básica da atividade jornalística, pluralidade/concentração de mercado, independência política e inclusão social (acesso à mídia de minorias e de comunidades locais e regionais).

PUB

O relatório ressalta que a análise usa dados de 2018 e 2019, não refletindo portanto a piora adicional registrada desde o início da pandemia de coronavírus. Em países como a Hungria, por exemplo, o governo criou lei que permitia prender jornalistas que "atrapalhassem o combate à doença".

O editor-chefe do Index, Szabolcs Dull, foi demitido após se recusar a fazer mudanças pedidas pela empresa, comprada em março por um empresário próximo do primeiro-ministro Viktor Orbán.

Na Polônia, entidades de liberdade de imprensa e observadores internacionais relataram uso da mídia pública para propaganda do governo durante a eleição para a Presidência, realizada neste mês.

A falta de independência política da mídia pública é citada como crítica especialmente na Europa Central e Oriental. A área de maior deterioração é a de concentração de mercado (na qual, na média, o ponteiro se aproxima do alto risco), vista como barreira à diversidade de pontos de vista e à qualidade de informação.

Fragilidade do modelo de negócios também é uma ameaça, mas o estudo aponta que a falta de dados econômicos, principalmente no campo digital, prejudica a análise.

Pela quinta vez consecutiva, o monitor concluiu que nenhum país analisado está livre de riscos para o pluralismo da mídia. Houve deterioração adicional de liberdade de expressão, acesso à informação e segurança dos jornalistas. "As condições de trabalho pioraram ainda mais, expondo os jornalistas a pressões externas e indevidas na maioria dos países examinados", diz o monitor.

Nos dois anos retratados, houve cinco homicídios de jornalistas de grande repercussão: Jan Kuciak e Martina Kusnirova na Eslováquia, Lyra McKee na Irlanda do Norte, Jamal Khashoggi em Istambul e Viktorija Marinova na Bulgária.

"Ameaças a jornalistas no ambiente digital também se tornaram uma preocupação grave, principalmente contra mulheres", afirma o estudo, citando como risco também leis que permitem acesso dos serviços de segurança nacional a dados telefônicos e de internet.

"É preocupante que as ameaças aos jornalistas costumem vir de políticos, que deveriam, em vez disso, garantir e melhorar o ambiente para os jornalistas", diz o texto.

Implementado nos 27 membros da União Europeia desde 2016, o MPM avalia também o estado da mídia na Albânia, na Turquia e no Reino Unido.

Os resultados da versão 2020 devem ser incluídos também no relatório da UE sobre respeito a regras democráticas –área que pode, no futuro, afetar inclusive o repasse de fundos comuns europeus.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio de Janeiro Há 19 Horas

Bruno Gagliasso é acusado de calote milionário em venda de casa; entenda

mundo DONALD-TRUMP Há 1 Hora

Trump sugere que declarará emergência nacional para promover deportações

justica Rio de Janeiro Há 2 Horas

Filho é preso por matar a mãe em condomínio de luxo na Barra da Tijuca

brasil Alagoas Há 3 Horas

Jovem de 24 anos morre após cair de carro e ser atropelada em João Pessoa

fama Angelina Jolie e Brad Pitt Há 19 Horas

Filho de Angelina Jolie e Brad Pitt faz raríssima aparição em evento

fama Realeza britânica Há 22 Horas

Ladrões entram no Castelo de Windsor enquanto família real dormia

fama Piqué Há 19 Horas

Casa de Piqué vandalizada como forma de protesto. Veja o vídeo

esporte Série B Há 23 Horas

Ceará encara América-MG para seguir dependendo apenas de si pelo acesso na Série B

mundo G20 Há 18 Horas

Argentina adere à Aliança Global contra a Fome após mudar de posição

esporte La Liga Há 20 Horas

Atlético de Madrid teme por Simeone e até já procura um substituto