Cantareira sobe e Guarapiranga bate expectativa de chuvas

A última vez em que o sistema Cantareira registrou queda no seu estoque foi no dia 26 de outubro

© Reuters

Brasil Reservatório 12/11/15 POR Estadao Conteudo

O nível do Cantareira, considerado o principal sistema hídrico de São Paulo, voltou a registrar aumento do volume armazenado de água, de acordo com relatório da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), desta quinta-feira, 12. Já o Guarapiranga superou o volume de chuva esperado para o mês inteiro e completou 11 dias só com altas. Outros dois mananciais ficaram estáveis e um caiu.

PUB

A pluviometria do dia na região do Cantareira foi de 3,2 milímetros. Até o momento, o valor acumulado é de 77,6 mm - quase metade do volume esperado para o mês inteiro, de 160,4 mm. A última vez em que o sistema registrou queda no seu estoque foi no dia 26 de outubro. Na ocasião, o nível do sistema desceu 0,1 ponto, caindo de 15,7% para 15,6%.

O índice negativo, que passou a ser divulgado após decisão judicial, também registrou alta de 0,1 ponto porcentual: de -12,1% para -12%. A mesma variação positiva aconteceu no terceiro índice de medição, que subiu de 13,3% para 13,4%.

Outros mananciais

O Guarapiranga, que atualmente abastece o maior número de paulistas (5,8 milhões), teve aumento de 0,2 ponto. O manancial está com 86,1% do volume de água represada, ante 85,9% no dia anterior. A 11ª alta seguida acontece após o sistema superar a expectativa de chuva para novembro. Os 17,2 mm registrados nas últimas 24 horas fizeram a pluviometria do mês chegar a 133 mm em menos de duas semanas, enquanto a média histórica é de 123,8 mm.

O Alto Cotia subiu 0,2 ponto porcentual e passou de 70,4% para 70,6%. Apesar de não ter chovido sobre a região nas últimas 24 horas, o manancial também já superou a expectativa de chuvas para o mês, com 128,2 mm acumulados.

Atravessando crise severa, o Alto Tietê ficou estável pelo segundo dia seguido. O sistema está com 15,3% da capacidade, mesmo índice dos dois dias anteriores. Esse cálculo leva em conta um volume morto, acrescentado no ano passado. O Rio Grande também não teve variação e continua com 92,4% pelo segundo dia.

Já o Rio Claro foi o único a registrar perda de água represada. O nível do sistema caiu 0,3 ponto porcentual e está com 58,3%. No dia anterior, o índice era de 58,6%. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-JUSTIÇA Há 14 Horas

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

fama Beto Barbosa Há 15 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Uberlândia Há 11 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

lifestyle Aquecimento global Há 17 Horas

Aproveite bem o chocolate: Ele e outros alimentos podem estar com os dias contados

fama Redes Sociais Há 14 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama Kate Cassidy Há 11 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

fama Paris Hilton Há 17 Horas

Paris Hilton diz que nunca se submeteu a procedimentos estéticos

mundo autobiografia Há 16 Horas

Angela Merkel relembra episódio em que Putin soltou cadela numa reunião

fama MARIA-FLOR Há 13 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama Ilhas Há 12 Horas

Famosos e suas ilhas privadas: Quem é o dono de um refúgio brasileiro?