Rússia pede intensificação da luta antiterrorista

Pelo menos 127 pessoas morreram e 180 ficaram feridas, 80 dos quais em estado crítico, em diversos atentados em Paris, na sexta-feira à noite

© Reuters

Mundo Putin 14/11/15 POR Notícias Ao Minuto

O chefe da diplomacia russa considerou hoje que os atentados de Paris justificam uma intensificação da luta contra organizações radicais armadas como o grupo extremista Estado Islâmico (EI) ou a Frente al-Nosra, na Síria.

PUB

"Não pode existir qualquer justificação que impeça fazer muito mais para derrotar o EI, Al-Nosra e grupos semelhantes", declarou Serguei Lavrov, em Viena, ao lado do homólogo norte-americano, John Kerry, antes de uma reunião internacional sobre a paz na Síria.

Kerry, que durante a noite tinha já condenado os atentados "odiosos e maléficos", considerou tratar-se de uma "espécie de fascismo (...) que não tem qualquer consideração pela vida humana, que procura destruir e criar o caos, a desordem e o medo".

"Há uma coisa que podemos dizer às pessoas, aquilo que eles [os grupos terroristas] fazem é reforçar a nossa determinação, de todos, para contra-atacar", acrescentou John Kerry. Os dois ministros juntaram-se em seguida à reunião ministerial multilateral de cerca de 20 países e organizações para tentar encontrar uma solução política para o conflito sírio. "Espero que esta reunião nos permita avançar", afirmou Lavrov.

Pelo menos 127 pessoas morreram e 180 ficaram feridas, 80 dos quais em estado crítico, em diversos atentados em Paris, na sexta-feira à noite, segundo fontes policiais francesas. Oito terroristas, sete deles suicidas, que usaram cintos com explosivos para levar a cabo os atentados, morreram, segundo as mesmas fontes.

Os ataques ocorreram em pelo menos seis locais diferentes da cidade, entre eles uma sala de espetáculos e o estádio nacional, onde decorria um jogo de futebol entre as seleções de França e da Alemanha.

A França decretou o estado de emergência e restabeleceu o controlo de fronteiras na sequência daquilo que o Presidente François Hollande classificou como "ataques terroristas sem precedentes no país".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 19 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 22 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 19 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 20 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 20 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 20 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 19 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 20 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 21 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad