Ruralistas convocam Jaques Wagner para explicar ações em greve

Integrantes da bancada ruralista classificaram a convocação de Wagner como "um passeio" em comparação a votação do requerimento que convocou Cardozo

© Agência Brasil

Política Caminhoneiros 18/11/15 POR Estadao Conteudo

O governou sofreu, nesta quarta-feira, 17, a segunda derrota em duas semanas para a bancada ruralista. A Comissão de Agricultura da Câmara aprovou a convocação do ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, para que ele preste esclarecimentos sobre as ações do governo durante a greve dos caminhoneiros. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, já havia sido convocado na semana passada, quando houve intenso debate e uso de manobras para tentar evitar a ida dele ao parlamento. A data para a fala dos ministros ainda não está marcada.

PUB

Integrantes da bancada ruralista classificaram a convocação de Wagner como "um passeio" em comparação a votação do requerimento que convocou Cardozo. Uma semana antes, deputados do PT tentaram evitar a obrigatoriedade da ida deles à Câmara, mas não obtiveram sucesso.

Depois de o ministro da Justiça ser convocado, o grupo foi auxiliado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Na semana passada, a pedido do líder do governo, José Guimarães (PT-CE), o peemedebista acelerou o início da Ordem do Dia no plenário. Com isso, interrompeu a reunião do colegiado e adiou, para hoje, a votação do requerimento.

Além da ajuda de Cunha, deputados do PT também agiram para evitar as convocações. Parlamentares petistas recorreram a vários mecanismos para segurar ao máximo o desenvolvimento da reunião da Comissão de Agricultura na semana passada, o que não se repetiu na reunião que terminou a convocação de Wagner.

O deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) defendeu que o governo teve oportunidade de iniciar um diálogo mais amigável na semana passada, mas não quis receber os representantes do movimento. "Se revogar a Medida Provisória 699 (que endurece a punição para quem bloquear as estradas), podemos abrir mão da convocação", disse o deputado.

Irajá Abreu (PSD-TO), presidente da Comissão, questionou os parlamentares que fizeram os pedidos - Goergen e Valdir Colatto (PMDB-SC) - se havia algum acordo com o governo para que não fosse necessária a obrigatoriedade da ida dos ministros. "Nossa proposta é essa, o governo retira a MP, leva a paz para os transportadores e nós retiramos o requerimento", afirmou.

A Comissão também aprovou um convite ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, para que ele apresente os resultados das políticas da pasta e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Com informações do Estadao Conteudo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 15 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 15 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 8 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 15 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 23 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 8 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 16 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 16 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 11 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 15 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos