© Pixabay
O sarcasmo é a forma mais elevada da inteligência: trata-se da conclusão de um recente estudo conjunto entre as universidades de Harvard e de Columbia, que revela que o sarcasmo “é o melhor da inteligência” e impulsiona a criatividade nas pessoas.
PUB
De acordo com os investigadores, as pessoas que reagem bem ao sarcasmo – seja dito ou assistido – são até três vezes mais criativas.
A conclusão, conta o site Inc., surgiu depois de um grupo de 300 voluntários ter realizado uma série de testes criados pelo Insead, uma conceituada escola de negócios.
Aqueles que foram expostos a comentários sarcásticos mostraram mais criatividade do que aqueles que estiveram perante comentários sinceros e neutros. Mas os sarcásticos em si são também mais criativos.
O estudo
Depois de terem sido colocados perante comentários sarcásticos, sinceros ou neutros, os grupos de voluntários tiveram que realizar uma tarefa: encontrar a forma mais correta de colocar uma vela na parede de forma a que não pingasse no chão.
Para esta tarefa, os voluntários tinham uma fotografia de uma vela, uma caxa de pregos e uma caixa de fósforos. E o pretendido era esvaziar a caixa dos pregos, fixá-la na parede e colocar a imagem da vela no interior. Os fósforos apenas serviam para simular a chama.
Assim que o tempo de resolução acabou, os cientistas não tiveram dúvidas: os participantes que ouviram comentários sarcásticos foram mais sagazes na conclusão da tarefa.
Diz o site Inc. que 75% dos voluntários do grupo de sarcasmo acertou, enquanto apenas 25% dos que ouviram comentários sinceros conseguiram encontrar a solução correta. Também a maioria (64%) dos sarcásticos em si – aqueles que disseram alguns comentários – acertou.