Black Friday terá oferta até de motel

Criado originalmente no Brasil como uma ação mais voltada às lojas da internet, a data de compras se espalhou também pelas lojas físicas

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Economia Descontos 27/11/15 POR Estadao Conteudo

Cafeteiras, eletroeletrônicos, roupas, remédios, passagens aéreas e até uma noite no motel. A megaliquidação Black Friday, realizada nesta sexta-feira, 27, reúne milhares de produtos e serviços com descontos prometidos de até 80%.

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Este ano, empresas de todos dos portes e ramos de atividade aderiram à data, que é uma tentativa de cópia da grande liquidação realizada pelas lojas dos Estados Unidos após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), comemorado sempre na quinta-feira da quarta semana de novembro.

Criado originalmente no Brasil como uma ação mais voltada às lojas da internet, a data de compras se espalhou também pelas lojas físicas. Em São Paulo, os shoppings anunciaram investimentos em ações para atrair clientes, além dos descontos promovidos pelos próprios lojistas. O Eldorado vai funcionar nesta sexta-feira até a meia-noite, com 50% de desconto no estacionamento. No sábado, terá um DJ a partir das 20 horas.

O shopping D vai apostar no sorteio de bicicletas, e também de um carro. Já o Ibirapuera, o Shopping Light e o Cidade São Paulo vão colocar à disposição guias e vouchers das promoções para os visitantes.

Faturamento

Para o organizador do blackfriday.com e diretor do site Busca Descontos, que ajudou a implantar a data no Brasil, Juliano Motta, a expectativa é movimentar R$ 978 milhões, uma alta de 12% em relação ao ano passado. Mesmo assim, o número é conservador, afirma Motta.

"Envolve a situação econômica atual, a política cambial e a confiança do consumidor. Porém, percebemos que as pessoas estão mais atentas às ofertas. Tivemos um crescimento de 28% na audiência do site. Nos primeiros anos, houve quem realmente maquiasse preços, mas ninguém é burro. O varejo preparado se aproveitou disso para dar uma boa experiência aos clientes."

Pesquisas realizadas, por consultorias, no entanto, apontam gastos mais modestos, apesar de a intenção de compra permanecer elevada, na casa dos 70%. Segundo Motta, os produtos mais procurados devem ser os eletrônicos, seguidos pelos itens de informática. Os eletrodomésticos, aparelhos de telefonia e brinquedos também devem estar na preferência dos consumidores.

Dados divulgados pelo Google revelam que, dos internautas que compraram na Black Friday em 2014, 82% pretendem voltar a comprar agora. Ainda segundo a empresa, o gasto médio será de R$ 1.003, aproximadamente o dobro do de 2014. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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