© Pixabay
A psoríase é uma condição bastante comum de pele, uma doença inflamatória que causa vermelhidão e irritação e pode ainda estender-se às unhas e articulações.
PUB
Esta doença pode apresentar vários tipos: vulgar, invertida, ungueal, pustulosa, eritrodérmica, artropática, palmo-plantar.
Embora seja uma condição considerada comum, as causas concretas da psoríase não são ainda conhecidas, podendo a doença surgir por consequências de várias variantes, como histórico familiar, HIV, obesidade, estresse ou fumo.
O tratamento da doença passa pelo recurso de medicamentos, mas existem formas naturais de atenuar os sinais e sintomas da psoríase. Ao Mind Body Green, a médica Antonia Balfour revela as cinco melhores formas naturais de lidar com a doença, cuidando do corpo de dentro para fora.
1. Fisioterapia – recorrer a sessões de fisioterapia aliadas a ervas chinesas pode ser uma forma de atenuar os sintomas da psoríase, especialmente se em causa estiver já uma inflamação nas articulações.
2. Dieta – a alimentação é a melhor forma de reforçar o organismo, tornando-o resistente a infecções e inflamações. Uma vez que a psoríase está diretamente relacionada com a pele, a médica aconselha a evitar alimentos ‘quentes’, como a carne vermelha, comidas picantes, o álcool ou o café.
3. Relaxar – o estresse pode ser uma das causas da irritação na pele, por isso, na presença da doença o melhor é mesmo relaxar e deixar a medicação atuar.
4. Visualizar – a mente tem um poder bastante eficaz na forma como uma pessoa lida com as mais variadas doenças. E a psoríase não é exceção: idealizar e visualizar mentalmente um corpo livre de coceira e vermelhidão é uma forma de atenuar os sintomas.
5. Ao natural – seja na alimentação, nos medicamentos, nos cremes, nos tratamentos. É importante que as escolhas recaiam em produtos naturais e livres de componentes químicos que possam agravar o estado da pele.