Custo de captação financeira e cronograma preocupa setor elétrico

Justamente em um momento no qual a energia eólica se consolida como importante alternativa às hidrelétricas, e a fonte solar começa a dar os primeiros passos no Brasil

© Reuters

Economia Eletricidade 30/11/15 POR Estadao Conteudo

A escassez e o custo de linhas de financiamento e os problemas de cumprimento de prazos e licitação de novos projetos na área de transmissão são considerados, neste momento, dois entraves ao futuro do sistema elétrico nacional. De acordo com executivos e especialistas do setor elétrico, tais dificuldades podem não apenas barrar o investimento em novos projetos de geração de uma forma geral, como também travar o crescimento das fontes renováveis no País. Justamente em um momento no qual a energia eólica se consolida como importante alternativa às hidrelétricas, e a fonte solar começa a dar os primeiros passos no Brasil.

PUB

"Há uma estimativa de necessidade de investimento da ordem de R$ 20 bilhões, montante necessário apenas para que a gente possa correr atrás do atraso que já existe", afirmou o presidente do Instituto Acende Brasil, Claudio Salles. "E o macrofinanciador do mercado brasileiro, o BNDES, está recolhendo os flaps", disse o especialista, que participa nesta segunda-feira, 30, de evento realizado no Instituto FHC, em São Paulo.

O presidente da CPFL Renováveis, Andre Dorf, destaca que neste momento aproximadamente três em cada quatro projetos de transmissão estão com o cronograma atrasado, uma situação que se agrava ainda mais diante da dificuldade de acesso a recursos a custos competitivos. "Hoje o apetite dos bancos está baixo. Falta disponibilidade de recursos e o custo de financiamento está bastante elevado. Fala-se em CDI mais três, quatro ou cinco pontos. Estamos falando de quase 20% ao ano para projetos de infraestrutura, um custo de dívida que em alguns casos chega a passar o custo do equity", afirma.

O executivo destaca que, a despeito dos sinais de desaceleração da economia brasileira, a perspectiva de longo prazo é de aumento de demanda. Em dez anos, a demanda pode crescer aproximadamente 30 GW médios, o que indica uma necessidade de ampliação da potência instalada de 60 GW a 75 GW, ou algo como 60% em relação à atual capacidade do parque gerador nacional.

As dificuldades enfrentadas pelo setor elétrico aumentam a percepção do investidor externo de que o Brasil está "barato" e atrativo para o investimento estrangeiro. Ainda assim, as empresas adotam tom cauteloso ao analisar eventuais aportes no Brasil. "Vemos entre os investidores a interpretação de que o Brasil está em Black Friday, mas é uma Black Friday prorrogada", afirmou a presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Élbia Gannoun.

A dicotomia entre a perspectiva de que o Brasil está em liquidação e a cautela antes da aprovação de novos investimentos estrangeiros têm explicação. "O investidor abre o jornal e vê certa estabilidade do setor, mas há uma incerteza enorme quanto à economia", afirma o presidente da CPFL Renováveis. O investimento feito no Brasil sofre influências do ponto de vista cambial e de taxas de juros, por exemplo. "E essa insegurança não conversa com esse tipo de investidor. Nosso investidor é sereno e tem o foco no longo prazo", complementou o executivo, ao se referir a fundos de pensão, fundos soberanos ou assets, entre outros exemplos.

Dorf destaca que, além da dificuldade provocada pela falta de apetite dos bancos, as empresas do setor elétrico também enfrentam a dificuldade em captar recursos via debêntures de infraestrutura, por exemplo. Esses papéis garantem incentivo ao investimento da pessoal física, a partir da isenção do imposto de renda, mas não tem a mesma atratividade ao investidor institucional.

Para piorar, a pessoa física encontra no mercado, neste momento, opções consideradas mais atrativas do que as debêntures de infraestrutura. "Hoje temos carência de instrumentos", afirmou o presidente da CPFL Renováveis.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 19 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 19 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 13 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 20 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Realeza britânica Há 12 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 20 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 20 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 15 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 15 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

fama Saúde Há 20 Horas

Gominho diz que Preta Gil está 'repousando quietinha' após 21h de cirurgia