© Divulgação
O único manifestante condenado por causa da atuação em protestos no Rio deixou a prisão para cumprir prisão domiciliar. Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, Rafael Braga Vieira, de 27 anos, ficou quase dois anos e meio na prisão e cumprirá o resto da pena com uma tornozeleira eletrônica, na casa da família.
PUB
Rafael foi preso portando duas garrafas plásticas de material de limpeza. Ele foi indiciado por porte de material explosivo e sentenciado a cinco anos de prisão.
Apesar de ter se tornado um símbolo das manifestações de junho de 2013, com direito a manifestações pedindo sua liberdade após sua condenação em dezembro do mesmo ano, Rafael disse ao G1 mal saber o que eram as manifestações daquela época.
"Nem sabia de nada que estava acontecendo naquele dia. O que eu queria era guardar o material que eu tinha recolhido para vender na feira", diz ele. Rafael afirma que conseguia até R$ 500 por semana vendendo o material (garrafas plásticas, latas, sobras de material de construção) recolhido Centro do Rio, como a feira do Morro da Providência. "Não estou envolvido com nada errado", garante ele.