Maia nega articulação para assumir Governo do Rio de Janeiro

A hipótese estaria sendo desenhada por apoiadores do deputado e poderia ser adotada no caso de impeachment de Witzel e também do vice, Claudio Castro.

© Reuters

Política RODRIGO-MAIA 01/09/20 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), negou nesta terça-feira (1º) qualquer articulação para que seu nome seja escolhido em eleição indireta para governar o Rio de Janeiro.

PUB

A hipótese, noticiada na coluna da jornalista Mônica Bergamo, estaria sendo desenhada por apoiadores do deputado e poderia ser adotada no caso de impeachment do governador Wilson Witzel e também do vice, Claudio Castro (que hoje não sofre processo).

Castro é investigado pelo Ministério Público e foi alvo de operação de busca e apreensão em sua casa, no Rio, no mesmo dia em que Witzel foi afastado.

Ao final de uma coletiva nesta terça, Maia negou ser candidato a governador do estado. "Alguns dizem que eu sou candidato à reeleição para presidente da Câmara, outros dizem que eu sou candidato a governador", ironizou. O mandato do deputado como presidente termina no final de janeiro de 2021.

"Eu não sou [candidato]. Eu acho que as pessoas estão colocando um tema na frente de outro. Estão derrubando vice governador. Isso não existe. Acho que é ruim para o Rio, não é bom", disse.

Maia desejou sorte para que Castro "possa assumir, coordenar a recuperação do Rio" e, em 2022, ser candidato ou apoiar outro nome ao governo do Rio.

O deputado comentou ainda a reportagem do "RJ2" que denunciou um esquema em funcionários comissionados seriam destacados para fazer plantão na porta de hospitais municipais para atrapalhar a realização de reportagens.

O grupo "Guardiões do Crivella", em referência ao prefeito do Rio, Marcelo Crivella, teria como objetivo impedir o trabalho de jornalistas.

"A liberdade de imprensa é fundamental para que a gente tenha uma democracia forte. Toda vez que a imprensa tem seu trabalho limitado, a sociedade também tem sua informação limitada, e o agente público tem obrigação de garantir transparência para isso", afirmou.

Maia disse ter boa relação com Crivella, mas não quis polemizar. "É claro que qualquer restrição ao trabalho da imprensa é uma violação à democracia, e isso precisa ser combatido", disse. "E acho que na justiça ele [Crivella] vai acabar tendo que responder por isso."

Maia disse estar analisando a portaria do Ministério da Saúde que obriga profissionais de saúde a avisarem a polícia quando atenderem pacientes que peçam para interromper uma gestação em razão de estupro.

"Do meu ponto de vista, ela é completamente ilegal, absurda. Não é o Ministério da Saúde que pode tomar a decisão como tomou, interferência numa lei. Do meu ponto de vista, o melhor caminho é que o governo pudesse recuar nessa decisão", afirmou.

Se isso não ocorrer, continuou, a intenção é tentar derrubar a portaria ou que algum partido ou a própria Câmara recorra ao STF (Supremo Tribunal Federal) para sustar o decreto, "que é claramente ilegal e inconstitucional."

"A gente não deve criar nenhum tipo de decreto, ou portaria que constranja a decisão da mulher. Uma portaria completamente ilegal, inconstitucional, que não respeita as normas legais do nosso país", afirmou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Campinas Há 18 Horas

Influenciador Diego Friggi morre aos 33 anos esperando por vaga na UTI

mundo Paraguai Há 17 Horas

Homem salta de ponte com as três filhas no Paraguai para se vingar da ex

fama Game of Thrones Há 18 Horas

Ator de 'Game of Thrones' revela fotos da filha que morreu e impressiona

mundo Reino Unido Há 18 Horas

Grávida dirige ambulância para salvar marido após motorista se perder

mundo Casamento Há 10 Horas

Casal prepara casamento dos seus sonhos... mas convidados não aparecem

esporte Espanha Há 15 Horas

Bactéria obriga promessa do Real Madrid a acabar carreira aos 19 anos

fama BRUNA-MARQUEZINE Há 14 Horas

Bruna Marquezine usa look de R$ 70 mil no lançamento de série e divide opiniões

esporte Marco Angulo Há 18 Horas

Promessa do futebol equatoriano, Marco Angulo morre aos 22 após acidente

mundo Argentina Há 12 Horas

Cristina Kirchner é condenada a seis anos de prisão por fraude ao Estado

esporte EUA Há 17 Horas

Ex-NBA surge irreconhecível nas redes sociais: "Temo pela minha vida"