Fogo atinge bosque e serra, que queimam há seis dias no interior de SP

O fogo foi controlado, mas não debelado.

© Reuters

Brasil INCÊNDIO-SP 09/09/20 POR Folhapress

RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) - Dois incêndios que já duram seis dias estão consumindo a vegetação num parque em Águas da Prata e em uma serra em São João da Boa Vista, no interior de São Paulo. O combate está sendo feito com quatro aeronaves, além de brigadistas em terra.

PUB

Os focos, que pegaram parte do parque estadual de Águas da Prata e a Serra Paulista, em São João, começaram entre a noite de sexta-feira (4) e a madrugada de sábado (5), segundo o Corpo de Bombeiros. Não se sabe a origem dos incêndios.

Em Águas da Prata, cidade que tem o turismo como uma de suas atividades econômicas, foram consumidos desde então cerca de 15 hectares de mata (o equivalente a 21 campos de futebol), inclusive em parte do parque, conhecido como Bosque da Prata – que pertence ao estado e tem manutenção da prefeitura.

A área de visitação de turistas foi preservada, mas o fogo atingiu áreas do parque, em combate que está reunindo policiais militares, bombeiros, Defesa Civil, Fundação Florestal, prefeitura, empresas engarrafadoras de água mineral e voluntários.

As equipes que atuam no incêndio têm recebido doações de frutas, pães, água, refrigerante e isotônicos de empresas e moradores. Águas da Prata é estância hidromineral, possui 58 cachoeiras, e o bosque abriga o Fontanário Vilela, que tem águas radioativas.

O fogo foi controlado, mas não debelado, nesta quarta-feira (9), ainda conforme os bombeiros.

Estão sendo utilizadas quatro aeronaves, sendo dois helicópteros da PM (Polícia Militar), no combate às chamas, que assustaram moradores e provocaram a ida ao local de muitos voluntários. Os helicópteros transportam 545 litros de água em cada investida contra o fogo.

De acordo com os bombeiros, em São João o incêndio na Serra Paulista é mais complexo, mas tem sido combatido. Nesta terça-feira (8), a atriz Giovanna Lancellotti, que tem propriedade na cidade, fez postagens em redes sociais pedindo ajuda para evitar a propagação do fogo. "Precisamos de aeronaves equipadas para combater o fogo! Preciso de ajuda urgente", disse a atriz.

Em São João, a prefeitura informou que cedeu caminhões-pipa para as ações e que um hospital de campanha para atender animais feridos foi montado na serra por um centro universitário.

Não há informações até o momento sobre o tamanho da área atingida em São João da Boa Vista, mas há um único foco de incêndio, conforme os bombeiros.

Além das aeronaves, a equipe é composta por 23 bombeiros e 32 voluntários. O comando da operação pediu para que pessoas sem treinamento não se aproximem da mata para tentar combater o fogo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Tragédia Há 21 Horas

Motorista de caminhão envolvido em acidente em MG se apresenta à polícia

mundo Estados Unidos Há 22 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

fama Hollywood Há 22 Horas

Justin Baldoni é dispensado por agência após Blake Lively acusá-lo de assédio em filme

fama Relacionamento Há 18 Horas

Ginasta Julia Soares e ator Igor Jansen assumem namoro: 'Mais linda'

fama Realeza britânica Há 21 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

politica Justiça Há 22 Horas

Foragidos do 8/1 se frustram com Milei e ficam na mira da polícia na Argentina

economia Bahia Há 22 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD

fama Escândalo Há 15 Horas

Espero que a acusação possa ajudar outras vítimas de retaliação, diz Blake Lively

fama Saúde Há 22 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

esporte Futebol Há 14 Horas

Libertadores 2025 confirma todos os times e potes após definição na Colômbia