Ortorexia pode levar ao isolamento social e causar desnutrição

A ortorexia também causa emagrecimento excessivo mas é diferente da anorexia

© DR

Lifestyle Refeição 08/12/15 POR Notícias ao Minuto

O termo ortorexia – junção dos termos gregos "ortho", correto, e "orexis", apetite – surgiu no livro "Health Food Junkies" (Viciados em comida saudável) do médico americano Steven Bratman. Conta a Folha de S. Paulo que o livro de 1997 já falava sobre a tendência do "vício" fora de limites por alimentos supostamente perfeitos.

PUB

Mesmo com muitas pesquisas sobre o tema, a ortorexia ainda não é reconhecida como um transtorno alimentar distinto nos manuais de referência mas tem sido cada vez mais presente nos consultórios.

A ortorexia também causa emagrecimento excessivo mas é diferente da anorexia. Em entrevista à Folha, a médica nutróloga Maria del Rosario, diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) disse que a principal questão é a autoimagem corporal.

"Quem tem anorexia se olha no espelho e se enxerga gordo, mesmo estando muito magro. O ortoréxico não costuma ter esse problema. Ele se vê magro, mas muda a alimentação por uma questão de saúde", explica.

Uma pessoa com ortorexia se impõe tantas restrições que acaba sem conseguir comer com a família e os amigos. Isso causa isolamento e pode levar a ansiedade e depressão, segundo del Rosario.

Casos

A publicação conversou com a funcionária pública Thaís Sundfeld, 32. Ela conta que passou a controlar rigidamente a alimentação. Mas o desejo de comer de forma saudável começou a prejudicar sua vida pessoal.

"Uma refeição fora de casa, mesmo na casa da minha avó, gerava um estresse enorme. Sentia culpa e ansiedade. Não conseguia fazer concessões", explica.

Outra jovem, Julia, 25 anos (que prefere não divulgar seu sobrenome), refeere que desenvolveu pânico de comer na frente de conhecidos e chegou a levar marmita para a festa de casamento da irmã.

Essa doença, além de pôr em risco a saúde, com a falta de nutrientes essenciais, também atrapalha significativamente as relações sociais e afetivas.

"A preocupação excessiva com a alimentação passa a dominar a vida da pessoa. Torna-se uma obsessão", explica a médica Sandra Carvalhais, coordenadora da pós-graduação em psiquiatria do Instituto de Pesquisa e Ensino Médico, em São Paulo.

Ajuda

Especialistas explicam que o ideal é procurar tratamento multidisciplinar, com psicólogo, psiquiatra e acompanhamento nutricional. Como as restrições alimentares podem ser diferentes, os efeitos da ortorexia variam de pessoa para pessoa. Há desde casos sérios de subnutrição até deficiências de nutrientes.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Polícia Federal Há 11 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

fama MAIDÊ-MAHL Há 12 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

justica Itaúna Há 12 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

economia Carrefour Há 10 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

fama Harry e Meghan Markle Há 3 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

esporte Indefinição Há 12 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

brasil São Paulo Há 12 Horas

Menina de 6 anos é atropelada e arrastada por carro em SP; condutor fugiu

fama Documentário Há 4 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

brasil Brasil Há 7 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

fama LUAN-SANTANA Há 12 Horas

Luan Santana e Jade Magalhães revelam nome da filha e planejam casamento